Prefeitura atende 21,8 mil pessoas com Programa de Aquisição de Alimentos

A Prefeitura de Corumbá fechou o ano de 2014 com um total de 184.582 quilos de alimentos comprados diretamente do pequeno produtor rural, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, distribuídos a 54 instituições assistenciais da cidade, beneficiando um total de 21.816 pessoas.

 

Os números foram divulgados esta semana pela Secretaria de Produção Rural, responsável pela gestão do programa no Município. Segundo o secretário Pedro Lacerda, no ano, o PAA foi iniciado em 30 de abril e fechado em 12 de novembro. “Em pouco mais de seis meses atendemos quase 22 mil pessoas assistidas pelas entidades assistenciais cadastradas e, ao mesmo tempo, melhorando a renda familiar dos pequenos produtores que entregaram parte do que foi produzido no campo, direto para a Prefeitura”, comemorou.

 

O relatório semestral foi encaminhado ao prefeito Paulo Duarte que destacou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos desenvolvido em Corumbá por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Segundo o Chefe do Executivo corumbaense, a aquisição de parte da produção do campo totalizou R$ 248.566,55 no período.

 

Paulo destacou que o programa está cumprindo com os seus objetivos em Corumbá que é incentivar a agricultura familiar por meio da aquisição de produtos agropecuários de agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na modalidade Compra Local para Doação Simultânea.

 

“Retomamos o programa em abril desde ano atendendo um pedido dos próprios produtores e, passados seis meses, pudemos constatar que os objetivos foram cumpridos, com a promoção da articulação entre os agricultores e as demandas locais de suplementação alimentar e nutricional das escolas, abrigos, albergues, asilos e outras entidades assistenciais existentes na cidade, e gerando trabalho e renda para o homem do campo”, completou.

 

Neste período, conforme o secretário Lacerda, o PAA permitiu atender pequenos produtores de sete assentamentos rurais da região, Mato Grande, Urucum, Tamarineiro, Taquaral, Tamarineiro II, Paiolzinho e São Gabriel, além de uma comunidade tradicional da Colônia Cedro, que receberam ainda assistência técnica e vistorias.

 

O programa foi retomado em abril e o ano de 2014 encerrado no dia 11 de novembro. Teve 159 produtores rurais inscritos. A aquisição dos alimentos ocorreu durante três dias da semana, terças, quartas e quintas-feiras. A entrega foi sempre das 07 horas às 10h30, e a distribuição das 10h30 às 11h30, dando preferência para as hortaliças – alface, rúcula, almeirão e outras, e das 13h30 às 17 horas, no período vespertino. 

Skip to content