Além da UPA, comunidade da parte alta vai ganhar nova Unidade de Saúde

Uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, três novas Unidades Básicas de Saúde, reformas e ampliações. Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Corumbá tem investido de forma concreta na área de saúde, melhorando a estrutura física e ampliando os serviços para a população.

 

E os investimentos não ficam apenas na estrutura física. Além de construir novos prédios e reformar outras unidades, o Município está adquirindo novos equipamentos e ampliando a capacidade de atendimento, com contratação e capacitação de novos profissionais.

 

Foi assim com a UPA 24 Horas do Guató inaugurada na última sexta-feira, 30. Além de concluir o prédio por meio de uma parceria com o Governo Federal, a Prefeitura efetuou a compra de modernos equipamentos e móveis, além de compor uma equipe com 62 profissionais, para garantir a qualidade no atendimento da população corumbaense.

 

A entrega da UPA foi classificada pelo prefeito Paulo Duarte como um marco no setor de saúde pública. Durante o ato de inauguração, o Chefe do Executivo lembrou as três novas Unidades Básicas in auguradas no ano passado, a Padre Ernesto Sassida, no Bairro Dom Bosco; Dr. Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima, e José Fragelli, no Universitário. Além disso, outras foram ampliadas e reformadas, como a do Taquaral, na zona rural.

 

“São investimentos importantes para qualificar ainda mais o serviço em Corumbá”, observou, lembrando que o Município vai continuar ampliando a rede. “A população da parte alta está ganhando esta UPA e, ainda este ano, vamos entregar uma moderna Unidade Básica de Saúde que estamos construindo aqui perto, no Bairro Guató, que vai disponibilizar duas equipes de Saúde da Família para a população”, disse.

 

O prefeito revelou também que, ainda neste primeiro semestre, a Prefeitura inicia uma grande obra de reforma no Pronto Socorro Municipal localizado no centro da cidade. E já deixou claro que os serviços não vão paralisar o atendimento. “O Pronto Socorro não será fechado. Vai continuar atendendo a população durante a reforma”, esclareceu, lembrando que está previsto um grande projeto para dotar o local de toda estrutura necessária para bem atender o corumbaense, como também os ladarenses e bolivianos residentes nas cidades que fazem fronteira com Corumbá.

 

UBS do Guató

 

A Unidade Básica de Saúde no Bairro Guató será responsável pelo atendimento das 800 famílias do Residencial Ana Brites e moradores no entorno. A obra esta em pleno andamento e está localizada na Rua José de Barros Maciel. Integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), executado na cidade por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura.

 

O prédio, concluído, contará com 850 metros quadrados. Será dotado de cinco consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de coleta de exames, farmácia, vacina, psicologia e serviço social, sala de curativo, salão para reuniões, auditório para 50 pessoas, além de dependências para os agentes de saúde, setor administrativos, copa/cozinha e sanitários.

 

Outros investimentos

 

Além das unidades de saúde e da UPA já entregues e a que está em construção no Ana Brites, a Prefeitura, comente em 2014, entregou à população um novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas, junto ao complexo do hospital da cidade, ao lado do Pronto Socorro, que funciona em um prédio anexo ao Hemonúcleo, reformado e ampliado pelo Município, com recursos próprios.

 

Entregou também o Complexo da Saúde implantado na Rua América entre a Tiradentes e Ladário, onde funcionam a Farmácia Central e a nova Clínica de Fisioterapia que, antes, junto com o Laboratório, estavam em um espaço inadequado, totalmente insalubre, no antigo prédio do Mercadão Municipal. 

 

No complexo, além desses dois setores, funcionam também a Ouvidoria Municipal do SUS, a Vigilância Sanitária, a Vigilância de Saúde Ambiental e a Central de Estoques de Imunização.

Skip to content