Diretor de hospital diz que UPA vai reduzir tempo de atendimento na cidade

A Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas “Drº José Abílio Maciel de Barros” (UPA 24 Horas) entregue na manhã desta sexta-feira, 30, pelo prefeito Paulo Duarte já está sendo apontada como de grande importância para desafogar o Pronto Socorro Municipal, propiciando inclusive a redução do tempo de atendimento, refletindo diretamente na saúde do paciente.

 

A opinião é do médico Cristiano Xavier, diretor do Hospital de Corumbá. Enquanto acompanhava o prefeito, colegas de profissão, autoridades e o povo em geral na visita às instalações da Unidade, ele lembrou que a entrega da obra já em pleno funcionamento, além de reduzir tempo no atendimento e desafogar o Pronto Socorro, representa também a descentralização dos serviços de saúde.

 

“Esta é a região que mais cresce em Corumbá. A construção da UPA na parte alta marca a descentralização dos serviços de saúde na cidade”, explicou. “Se tivesse que ser construído um novo hospital, sem dúvida teria que ser aqui, na parte alta, região que mais cresce na cidade”, reforçou.

 

O secretário de Saúde de Ladário, Cleber Coleone, presenciou a entrega da obra e considerou o início dos serviços da UPA como um marco no setor. “Corumbá e Ladário faziam parte da Macrorregião de Campo Grande. Hoje, somos a quarta Macrorregião do Estado e os recursos chegam direto, os serviços foram descentralizados e esta UPA é um sinal claro disso. Fortalece o acesso aos serviços de média e alta complexidade. A UPA é a concretização da nossa Macrorregião”, comentou.

 

Quem também enalteceu a nova estrutura foi o presidente da Câmara de Vereadores Tadeu Vieira. Ele elogiou a ação desenvolvida pela Prefeitura afirmando que “o prefeito Paulo Duarte tem feito muito por Corumbá” e que “o pior cego é aquele que não quer enxergar”, para em seguida adiantar que o compromisso da “Câmara é com grandes empreendimentos como este que Corumbá está recebendo”, disse, elogiando a atuação do Poder Executivo para colocar a UPA em operação.

 

Desenvolvimento

 

Além de representar um ganho para o setor de saúde pública, a Unidade de Pronto Atendimento construída no Bairro Guató, vai propiciar também um maior desenvolvimento da região sul de Corumbá. É isto que pensa André Luiz Pereira Fernandes, presidente da Associação de Moradores da Nova Corumbá.

 

“É a realização de um sonho, um desejo de toda a comunidade da parte alta, mas que veio para atender a cidade como um todo”, destacou enquanto agradecia ao prefeito pelo benefício que, segundo o líder, vai ser a transformação de Corumbá.

 

“A partir de agora, os olhos da cidade se voltam para a parte alta. Não é só a saúde que está ganhando. Junto, teremos mais empreendimentos como novos supermercados, farmácias e outras empresas comerciais. A UPA é o divisor de águas de visão empreendedora de Corumbá”, concluiu.

 

A Unidade de Pronto Atendimento está localizada no Bairro Guató, no conjunto Ana Brites. O líder da região, Everaldino Luiz de Campos, acompanhou a solenidade de inauguração e lembrou que o novo Pronto Socorro vai beneficiar toda a parte alta, não somente a sua comunidade. “O crescimento está aqui. Esta UPA traz desenvolvimento para nossa região e mais saúde para as pessoas”.

 

Já Jocimar Campos, presidente da Associação do Cristo Redentor, a UPA vai revolucionar a região sul de Corumbá. “Vai desafogar o pronto Socorro e os moradores da parte alta terão um atendimento mais qualificado, próximo, não precisando mais se dirigir até o centro, o que se tornava muito difícil para aquelas pessoas que não possuem carro”, concluiu.

Skip to content