Já em funcionamento, UPA é marco na Saúde Pública de Corumbá

Uma grande festa marcou a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Abílio Maciel de Barros, localizada no bairro Guató. E o novo equipamento, projetado e equipado para ser uma referência na Saúde Pública da região, já está em pleno funcionamento. “É, sem dúvida alguma, uma obra que marca um novo tempo na saúde de Corumbá”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.

 

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito também elogiou a escolha do nome da UPA. “Fui algumas vezes até o Doutor José Abílio e conheço a história, a trajetória dele. Quando criança, correndo pela rua, nunca imaginei que estaria aqui hoje tendo essa honra de entregar esse espaço aqui no meio de pessoas tão importantes de nossa cidade, que fazem parte história e ajudaram a construir nossa cidade”, comentou.

 

“É importante olharmos o passado, as pessoas que tem mais experiência, os cabelos brancos e que tem uma história com Corumbá”, continuou o prefeito, agradecendo a presença dos médicos Wilson Baruki e Benedito Orro, contemporâneos do doutor José Abílio, e ressaltando a importância de mesclar a experiência dos profissionais mais antigos com o gás e a vontade dos mais jovens.

 

“Temos aqui também a presença do doutor Cristiano Xavier (presidente da Junta Interventora que administra a Santa Casa), que faz parte daquilo que acho o segredo da vida: conciliar a força a vontade de jovens com a experiência dos cabelos pouco brancos, ainda, do doutor Baruki e do doutor Orro, por exemplo”, enfatizou.

 

“Junto com a secretária Dinaci (Ranzi) e toda a equipe da Secretaria de Saúde, precisamos de todos. Dos jovens que estão começando agora e que tem grandes desafios pela frente, quanto dos mais experientes e que ainda tem muito a contribuir com nossa cidade”, prosseguiu Paulo Duarte.

 

Durante seu discurso, o prefeito lembrou também dos desafios enfrentados na fase de conclusão da Unidade de Pronto de Atendimento. “Inaugurar essa UPA foi um trabalho muito difícil. Muitos detalhes precisaram ser revistos e recolocados. A previsão inicial era entregar no aniversário da cidade. Mudei essa data porque ainda não estava da forma como os profissionais que vão trabalhar aqui e os pacientes merecem”.

 

“Preferi adiar, prorrogar e entregar com cada detalhe concluído: asfalto na rua, gerador de energia, com a rede gases implantada e funcionando e com a chegada de todos os equipamentos. É uma unidade nova em todos os aspectos, com todos os aparelhos novos. O raio-x é digital, os bisturis elétricos e até desfibrilador, por exemplo”, concluiu o prefeito de Corumbá.

Skip to content