Corumbá adere a calendário letivo proposto pela Assomasul e Estado

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) divulgou nesta quarta-feira, 28 de janeiro, o calendário letivo para o ano de 2015. O cronograma completo foi apresentado pela titular da pasta, Roseane Limoeiro, aos diretores de todas as unidades de ensino durante encontro realizado na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros.

 

A secretária explicou que o Município vai aderir ao calendário proposto pela Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul) e pela Secretaria Estadual de Educação (SED), durante reunião realizada nesta semana em Campo Grande. “Lá foi acordado que as aulas comecem após o Carnaval. Desta forma, Corumbá vai seguir este indicativo”, detalhou.

 

O procedimento é necessário porque existe um convênio entre Município e o Governo Estadual, por meio do qual as escolas da REME das zonas urbana e rural cedem salas de aula para os alunos do Ensino Médio do Estado e ocupam, no campo, linhas mistas de transporte escolar. “Portanto, precisamos ter um calendário similar para funcionarmos no mesmo período letivo”, reforçou a secretária de Educação.

 

“Já nas escolas localizadas na Região das Águas, as aulas terão um calendário diferenciado, conforme a especificidade de cada localidade e o comportamento dos períodos de cheia e seca do rio Paraguai”, prosseguiu Roseane.

 

Na extensão Jatobazinho, os alunos retornam no próximo dia 03 de fevereiro. No dia 09 é a vez das extensões Paraguai Mirim, São Lourenço e Duque de Caxias, as três no Alto Paraguai; Boa Esperança, Nazaré, São João e Santa Aurélia, todas no Taquari; Sebastião Rolon, no Bracinho; e no Porto Esperança, as aulas começam dia 09. Na extensão Santa Mônica, localizada na região do Paiaguás, o retorno será em 16 de fevereiro.

 

Na zona urbana e rural, o ano letivo da Reme começa em 23 de fevereiro, após as festas de Carnaval. “Os professores efetivos deverão se apresentar em sua unidade de ensino de lotação, em seu turno de trabalho, no dia 03 de fevereiro”, afirmou a secretária.

 

 

Nos dias 19 e 20 de fevereiro acontecerá a formação continuada em serviço na própria escola. No dia 23 de fevereiro, os professores efetivos e os convocados para substituições na forma da lei voltam às salas de aula.

 

Roseane Limoeiro informou ainda que o calendário escolar 2015 foi readequado, a fim de assegurar os 200 dias letivos e as 800 horas a que os alunos têm direito. Ela ressaltou também que o Programa Creche o Ano Todo, do qual participam crianças de 0 a 3 anos dos Centros de Educação Infantil do Município, será concluído no dia 30 de janeiro.

 

“Portanto, está garantida a carga-horária dos alunos da REME que são o foco principal do processo de ensino e aprendizagem”, concluiu a secretária. 

Skip to content