Secretária de Saúde apresenta UPA à diretoria da Associação Médica

A Secretária Municipal de Saúde, Dinaci Ranzi, apresentou nesta quinta-feira, 15, as novas e modernas instalações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Guató para os diretores da Associação Médica de Corumbá (AMC). O local vai atender todos os moradores da parte alta da cidade e está em fase final de aparelhamento.

 

“Só em equipamentos, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,4 milhão em recursos próprios aqui”, afirmou a secretária. Os aparelhos são todos de última geração e já estão sendo instalados no prédio. “Vamos ter na UPA, por exemplo, o primeiro Raio-X da digital da Rede Pública de Corumbá”, enfatizou Dinaci.

 

“Vamos qualificar, de fato e direito, o atendimento de urgência e emergência em Corumbá. Por isso queremos trazer para cá profissionais que queiram trabalhar dentro das normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Daí a importância desta parceria com a Associação Médica”, completou a secretária de Saúde.

 

O presidente da AMC, Rogério Leite, classificou as instalações como “muito boas” e afirmou que “este equipamento será muito importante para o atendimento da população, principalmente aqui da parte alta, mas também precisamos ter o compromisso de pensar na população da parte baixa”.

 

Mesmo após a inauguração da UPA, o Pronto Socorro Municipal vai continuar funcionando normalmente. O projeto da Prefeitura é reformar totalmente o prédio, localizado no cruzamento das ruas 15 de Novembro e Colombo, a partir do segundo semestre deste ano, mas mesmo durante as obras, uma área alternativa da Santa Casa atenderá os procedimentos de urgência e emergência.

 

“Caberá ao Samu decidir para onde ele vai encaminhar o paciente”, explicou o médico Rogério Takaki Bento, coordenador do Pronto Socorro. “É importante lembrar ainda que a UPA não terá agendamento de consultas. A demanda será livre. Quem chegar aqui será atendido”, completou. A classificação de risco é quem vai determinar a prioridade do atendimento.

 

Também participaram da visita o subsecretário municipal de Saúde e presidente da Junta Interventora que administra a Santa Casa, Cristiano Xavier; o coordenador do Samu, Riadi Ali Hamie; e Domingos Albaneze, Sandro Fabi e Gabriela Fabi, todos integrantes da Associação Médica de Corumbá.

Skip to content