UPA 24 horas disponibiliza 62 profissionais para atender a população

Inaugurada nesta sexta-feira, 30, a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas “Drº José Abílio Maciel de Barros” (UPA 24 Horas) já está em pleno funcionamento, atendendo a população com uma equipe composta por 62 funcionários que se revezarão em turnos de 06 e 12 horas. A estrutura foi entregue na manhã de hoje pelo prefeito Paulo Duarte e passa disponibilizar um serviço de ponta, com modernos equipamentos, inclusive.

 

O novo pronto socorro da cidade representa um avanço no setor de saúde pública e vai suprir uma grande demanda. Está localizado em uma região com grande densidade populacional (sul), que cresce gradativamente com surgimento de novos empreendimentos, como os dois residenciais que a Prefeitura está construindo na parte alta, totalizando 1040 unidades habitacionais, 840 no Guató e 200 no Jardim dos Estados.

 

A UPA vai desafogar o Pronto Socorro Municipal localizado no centro da cidade que, até então, era a unidade de urgência e emergência na cidade para atender não só o corumbaense, mas também moradores de Ladário e das cidades bolivianas que fazem fronteira com o Brasil.

 

O prédio conta com 792,52 metros quadrados de área construída. Integra uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura. Somente na conclusão do prédio e na compra de equipamentos, os investimentos atingiram cerca de R$ 3 milhões, dos quais, R$ 1,5 milhão da própria Prefeitura, oriundos dos impostos que a população paga.

 

A equipe de profissionais é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, farmacêuticos, assistentes sociais, atendentes, entre outros. Segundo a secretária Dinaci Ranzi, são 62 profissionais, a maioria proveniente do último concurso público para a área da saúde.

 

Além de uma completa equipe de profissionais, a UPA contará também com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pela prestação de serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências.

 

Esta equipe contará com equipamentos como ventilador pulmonar, eletrocardiógrafo, cardioversor, oximetro de pulso, monitor cardíaco e respiração, bisturi elétrico, foco cirúrgico, bomba de infusão, detector fetal, rede de gases medicinais canalizada, aparelho de Raio X digital (primeiro da cidade), além de material de escritório.

 

O novo pronto socorro é dotado de salas estruturadas para observação, intervenções de emergência, Raio X, inalação, gesso, sutura, medicação, coleta de material para exames, esterilização, farmácias interna e externa, área de higienização, de lavagem e descontaminação, dois consultórios médicos, assistência social, classificação de risco, repouso masculino e feminino com capacidade para oito pessoas cada um, almoxarifado, banheiros/vestiários internos (masculino e feminino), copa, administração, recepção, entre outros setores.

 

Somente a recepção conta com espaço para 42 pessoas, sentadas. No mesmo local, há uma farmácia, além de banheiros masculino e feminino, inclusive para portador de deficiência. O prédio é totalmente climatizado e fica localizado em uma região próxima ao Anel Viário (BR 262), de fácil acesso (na Rua Luiz Feitosa, ao lado da Praça São Paulo, residencial Ana Brites).

 

Na UPA os pacientes poderão permanecer em observação por um período de 24 horas para elucidação diagnóstica ou estabilização do quadro clínico. Para tanto conta com oito leitos de observação e um de isolamento.

Skip to content