Prefeitura recupera estrada do Jacadigo e atende produtores rurais

A Prefeitura de Corumbá iniciou no último final de semana, a recuperação do trecho de 18 quilômetros da estrada que dá acesso ao Jacadigo, que estava bastante danificada devido às últimas chuvas. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com a Produção Rural, e visa melhorar as condições de tráfego da principal via localizada na região de fronteira com a Bolívia, bastante utilizada pelos pequenos produtores rurais, além de ser linha de ônibus.

 

Os serviços fazem parte de um programa desenvolvido pela Prefeitura visando manter as estradas vicinais que cortam os assentamentos rurais, em boas condições de tráfego. “Com as últimas chuvas, esta estrada foi bastante castigada e, seguindo uma orientação do prefeito Paulo Duarte, estamos fazendo sua recuperação, inclusive com encascalhamento do trecho”, informou o secretário de Infraestrutura, Gerson da Costa Melo.

 

A recuperação da estrada do Jacadigo foi iniciada na quinta-feira, 26, mas teve que ser interrompida na sexta, em virtude das chuvas. Os serviços foram retomados no sábado e tiveram sequência na manhã desta segunda-feira, 30 de março.

 

“Estamos recuperando o primeiro trecho, da fronteira até a Escola Eutrópia Gomes Pedroso. Além do serviço de raspagem mecânica, estamos também jogando cascalho nos trechos necessários, compactando, para garantir melhores condições de tráfego, inclusive em dias de chuva”, informou o engenheiro.

 

O secretário comentou que os serviços em execução, fazem parte de um programa de manutenção e melhorias das estradas vicinais que cortam os assentamentos rurais, bem como o Distrito de Albuquerque, desenvolvidos pela Prefeitura, conforme determinação do prefeito corumbaense.

 

“É um programa constante e visa dar condições de tráfego aos pequenos produtores rurais, para que eles possam transportar o que produzem no campo, além de atender o transporte escolar”, destacou, lembrando que os serviços em execução, beneficiarão também o transporte coletivo, que é bastante utilizado pelos produtores.

 

Pontos críticos

 

Os serviços foram iniciados pela região do Posto Esdras, na fronteira com a Bolívia. Somente nestes primeiros dias, a Prefeitura está eliminando três trechos considerados críticos. O primeiro deles era logo na entrada da estrada vicinal, no Posto Esdras; o segundo na altura do Centro Comunitário do Tamarineiro, e o terceiro, próximo à Escola Eutrópia, o próximo a receber melhorias.

 

Mesmo com os serviços estando no início, o resultado já está sendo sentido pelos produtores rurais. “Ontem (domingo) fui pra Corumbá e até utilizei a quinta marcha. Antes, era só em primeira ou segunda. Não dava para andar”, disse Francisco Rodrigues da Silva.

 

Segundo o produtor rural do Tamarineiro, a condição da estrada estava precária devido às chuvas. “Em vista do que estava já melhorou muito, está uma maravilha. Antes a gente tinha que andar devagar para não estragar o carro. Agora está bem melhor”, observou, ressaltando que a viagem até o centro da cidade está bem mais rápida.

Skip to content