Servidores da UPA passam por capacitação sobre procedimentos de urgência

Os médicos e enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Abílio Maciel de Barros, no bairro Guató, participam nesta terça-feira, 3 de março, de uma capacitação sobre procedimentos de urgência e emergência.

 

A qualificação profissional é coordenada pelo médico Manoel João Costa, diretor do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Corumbá. Durante o período da manhã, 18 servidores participaram do treinamento com o ventilador mecânico.

 

O aparelho é utilizado em pacientes que apresentam quadro de insuficiência respiratória. Na UPA, a Prefeitura adquiriu dois desses equipamentos, necessários para manter ou modificar a troca gasosa pulmonar, aumentar o volume pulmonar e reduzir o trabalho muscular respiratório.

 

A capacitação teve duração total de três horas e meia e também foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi, e por funcionários do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) da cidade.

 

No período da tarde, o trabalho foi sobre Suporte Avançado de Vida (ASL) e teve a participação de 45 pessoas. Este é o último passo da Cadeia da Sobrevivência e o início da recuperação do paciente. Os procedimentos estabilizam o paciente enquanto as terapias continuam sendo fornecidas.

 

UPA

 

Entregue em janeiro pelo prefeito Paulo Duarte, a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Drº José Abílio Maciel de Barros está atendendo a população com uma equipe composta por 62 funcionários que se revezam em turnos de 06 e 12 horas.

 

O prédio conta com 792,52 metros quadrados de área construída. Integra uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura. Somente na conclusão do prédio e na compra de equipamentos, os investimentos atingiram cerca de R$ 3 milhões, dos quais, R$ 1,5 milhão da própria Prefeitura, oriundos dos impostos que a população paga.

 

A equipe de profissionais é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, farmacêuticos, assistentes sociais, atendentes, entre outros. Além de uma completa equipe de profissionais, a UPA conta também com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pela prestação de serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências.

 

Esta equipe dispõem de equipamentos modernos, como ventilador pulmonar, eletrocardiógrafo, cardioversor, oximetro de pulso, monitor cardíaco e respiração, bisturi elétrico, foco cirúrgico, bomba de infusão, detector fetal, rede de gases medicinais canalizada, aparelho de Raio X digital (primeiro da cidade), além de material de escritório.

Skip to content