Os primeiros campeões da XXXIII edição dos Jogos Escolares Corumbaenses (JECs 2015) foram conhecidos nesse fim de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec). No quartel da 17º Brigada de Fronteira, foram disputadas as modalidades do atletismo. Na categoria A, de 12 a 14 anos, Falastin Hani Ady, do Tenir, ficou em primeiro na corrida de 75 metros, seguido por Fabio Charupá, do Eutrópia, e Ian Junior, do Cyríaco.
Nos 250 metros, Falastim também ficou em primeiro, desta vez com Ian em segundo e Yuri Gabriel Santos, do Tenir, em terceiro. Nos 1000 mil metros, o mais veloz foi Vitor Deniz, do Cássio Leite de Barros. Otávio Lara, do Damy, e Nielson Santana, do Pedro Paulo, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente. No revezamento 4 por 75, os alunos do Paiolzinho ficaram em primeiro, seguidos pelo Cássio Leite em segundo e a Eutrópia em terceiro.
No salto em distância, Jackson Martin, do Cássio Leito foi o primeiro; Fabiano Venocabral, do Dom Bosco, o segundo; e Emanuel da Silva, do Pedro Paulo, em terceiro. Daniel Marcon, do Paiolzinho, venceu no arremesso de Peso. Fabiano Moreno, da Eutrópia, e Julielson de Lima, do Damy, completaram o pódio.
No feminino, Rilary Arruda, do Clio Proença, venceu os 75 metros. Ana Paula da Silva, do Paiolzinho, ficou na segunda colocação e Karoline Aponte, também do Clio, em terceira. Nos 250 metros, Ludmeizi Barros, do Clio Proença, foi a campeã, seguida por Fernanda Amado, do Paiolzinho, e Iasmin Cuiabano, da Eutrópia, nas segundas e terceiras colocações, respectivamente.
Nos 1000 metros, Rilary voltou a vencer. Jorgina Lima, do Luiz de Albuquerque, foi a segunda colocada e Biatriz da Silva, do Paiolzinho, a terceira. No revezamento, as alunas do Clio Proença ficaram em primeiro. A segunda colocação foi para o Paiolzinho e a terceira para a Eutrópia Gomes Pedrozo.
No salto em distância, Samira Rebolho, do Paiolzinho, ficou em primeiro, com Neidy Rodrigues, do Eutrópia, em segundo e Karolini Aponte, do Clio, em terceiro. No arremesso de peso, a medalha de ouro ficou com Fernanda Ramos, do Paiolzinho, a prata com Gabriella Picolomini, do Maria Leite, e Iasmin Cuiabano, do Eutrópia, levou o bronze.
As provas de salto em altura acontecerão no dia 06 de maio na pista de atletismo do Complexo Poliesportivo “Lucílio de Medeiros”, situado na Rua Porto Carreiro, 01. Poderão participar apenas os atletas que estão listados na Súmula Técnica do dia 25 de abril.
Na categoria B, para estudantes entre 15 e 17 anos, Luiz Alves, do Objetivo, venceu nos 100 metros rasos, com Ilzon Junior, do Tenir, em segundo e Abdiel Cunha, do IFMS, em terceiro. Anderson Nascimento, do Damy, levou a melhor nos 200m, com Thiago Leite, do Almirante Tamandaré, em segundo e Natanael da Silva, do Dom Bosco, em terceiro.
Ilzon Junior venceu, nos 400m, ficou em primeiro. Carlos Gaia, do Objetivo, foi o segundo colocado e Thiago Leite o terceiro. José Carlos Junior, do Damy, ficou em primeiro nos 800 metros e nos 3 mil metros. Denilson Soares, do Ratory, foi o segundo nos 3 mil metros. No revezamento, o Octacílio ficou em primeiro, o Dom Bosco em segundo e o Rotary em terceiro.
No salto em altura, Matheus Gonçalves, do Octacílio, ficou em primeiro e Dhiago Soares, do Dom Bosco, em segundo. No salto em distância, Matheus Serataya, do Octacílio, ficou com o ouro, Carlos Batista, do Objetivo, com a prata, e Jorge Samaza, do IFMS, com o bronze. No arremesso de peso, Deived Garay, do Fernando de Barros, ficou em primeiro, Gledson Silva, do Objetivo, o segundo e Matheus Cabral, do Dom Bosco, o terceiro.
No feminino, Daniele Arruda, do Paiolzinho, foi a vencedora nos 100 metros, seguida por Regiane Sarate, de Albuquerque, e Samara Carmo, do IFMS. Ruthiellen dos Santos, do IFMS, mais a mais rápida nos 200m. Marcely Campos, do Objetivo, ficou em segundo e Samara do Carmo em terceiro. Daniele voltou a vencer nos 400m, dessa vez com Ruthiellen em segundo e Raissa Conceição, do Paiolzinho, em terceiro.
Leidiane Brandão, do Paiolzinho, ficou com o ouro nos 800 metros. No revezamento, o Paiolzinho também levou a melhor. No salto em distância, Marcely Campos ficou em primeiro, enquanto Hanna Alves, do Objetivo, faturou o ouro no arremesso de peso, com Raissa Conceição em segundo.
Xadrez
No xadrez masculino individual, categoria de 12 a 14 anos, Felipe de Figueiredo e Luís Gustavo Lima de Morais ambos da Escola Tenir, fizeram 4,5 pontos, e o título foi decidido no critério de desempate, quando Felipe levou o título e Luís Gustavo ficou em segundo lugar. Em terceiro, Carlos Junior de Moraes Rojas, da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. Por equipe, a Escola Tenir sagrou-se campeã, em segundo lugar ficou a Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros e em terceiro, a Escola Municipal Barão do Rio Branco.
No feminino individual, Letícia Vila da Silva, da Escola Municipal Clio Proença foi a campeã. Em segundo lugar ficou Maria Vitória Toledo Sabóia, da Escola Municipal Barão do Rio Branco, e em terceiro, Milene de Jesus Norberto, da Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque. Por equipe, a Escola Municipal Clio Proença foi a campeã, em segundo lugar ficou a Escola Municipal Barão do Rio Branco, e em terceiro, a Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque.
No xadrez masculino individual, categoria de 15 a 17 anos, João Victor Nunes de Cáceres, da Escola Tenir, foi o campeão com 13 vitórias em 13 jogos. Em segundo lugar ficou Diego Pinheiro Samaniego, da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, com 12 pontos, e em terceiro, Vitor Lourenço Marçal de Abreu, da Escola Tenir. Por equipe, da categoria 15 a 17 anos, a Escola Tenir sagrou-se campeã, em segundo, a Escola Estadual Dom Bosco, e em terceiro lugar, a Escola Estadual Dr. João Leite de Barros.
No feminino individual da categoria de 15 a 17 anos, Edinara Regieli dos Santos Sanches, da Escola Municipal Clio Proença foi a campeã. Daiany Barros Neves Braga, da Escola Estadual Rotary Club, ficou em segundo e, em terceiro, Fatima Gabrielli da Costa, da Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros. Por equipe, da categoria 15 a 17 anos, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul foi o campeão, em segundo lugar ficou a Escola Municipal Clio Proença e em terceiro, a Escola Estadual Rotary Club.