Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Corumbá esclarece que a reportagem a respeito de lâmpadas acesas e de lixo depositado na rua, veiculada ontem pela TV Morena, não está correta. Por desconhecimento, falta de apuração, superficialidade na abordagem dos temas ou mesmo outra disposição que não nos cabe julgar, o “jornalismo comunitário” da TV Morena, ao invés de informar, levanta dúvidas em relação ao trabalho que a Prefeitura tem realizado na cidade e induz a população a erros grotescos.

 

Na primeira reportagem citada, a respeito da iluminação, há que se reforçar que na cidade existem mais 12 mil lâmpadas e que o serviço de manutenção é feito diariamente. As equipes do Setor de Serviços Públicos percorrem toda a cidade em busca de problemas que podem ocorrer a qualquer momento, pois os equipamentos são sensíveis e estão sujeitos a falhas causadas por exemplo, por intempéries (chuva ou descargas elétricas muito intensas). Além disso, as nossas equipes também dependem das informações dos cidadãos a respeito dessas falhas. Sempre que as denúncias são feitas, o serviço é prontamente realizado, necessitando de um prazo de 48 horas para ser concluído. Portanto, é muito mais rápido avisar o setor responsável do que esperar dois meses ou duas semanas como foi divulgado pela reportagem.

 

Outra situação mostrada foi a de despejo de lixo doméstico de forma errada por moradores de um bairro da cidade. Na entrevista, uma senhora solicitando as devidas providências por parte do poder público para a realização da coleta do lixo. Há que se lembrar que a região mostrada na reportagem é servida com a coleta de lixo e que esse serviço tem dia e hora marcados para ocorrer. Portanto, o que se entendeu na reportagem é que o serviço não é prestado e o pior, coloca a Prefeitura numa situação delicada perante os munícipes que pagam em dia os seus impostos.

 

Cabe à Prefeitura apenas lamentar que reportagens como essas continuem sendo divulgadas de forma superficial e como sempre atribuindo absolutamente tudo o que acontece na cidade à Prefeitura, esquecendo que existe governo estadual e federal, que também cobram impostos. Esquecendo que é preciso um maior comprometimento e conscientização por parte da população na questão da destinação correta do lixo, limpeza de terrenos, etc.

 

Ressaltamos ainda que nossas equipes de saúde, meio ambiente e posturas realizam constantes campanhas de conscientização e que nossos canais para coleta de reclamações, sugestões e críticas estão abertos a todo e qualquer cidadão que queira contribuir para uma Corumbá melhor.

Skip to content