Prefeitura disponibiliza serviços de saúde bucal para regiões ribeirinha e rural

A Prefeitura de Corumbá investiu na aquisição de novos equipamentos e, a partir de agora, a população residente na zona rural e também na região ribeirinha passa a contar com um serviço de saúde bucal semelhante ao disponibilizado àquelas pessoas que moram na área urbana.

 

Os novos equipamentos foram entregues na manhã desta terça-feira, 28, pelo prefeito Paulo Duarte, em ato ocorrido no Almoxarifado Central da Secretaria de Saúde, que contou com as presenças das secretarias Dinaci Ranzi (Saúde), Roseane Limoeiro (Educação) e Pedro Lacerda (Produção), além dos vereadores Tadeu Vieira, presidente da Câmara, Luciano Costa, Evander Vendramini e Cristina Lanza.

 

“Estamos ampliando os serviços de saúde bucal na zona rural e região ribeirinha. Estes novos equipamentos vão assegurar um melhor atendimento para estas pessoas que residem no campo e nas regiões ribeirinhas de difícil acesso, por meio do programa Povo das Águas”, enfatizou o prefeito.

 

Duarte acrescentou que os novos equipamentos representam mais um avanço no setor de saúde pública que tem se fortalecido nos últimos anos, principalmente “devido à dedicação dos servidores. Aproveito esta oportunidade para agradecer a todos eles, sem exceção, pelos resultados alcançados nos últimos anos”.

 

A secretária Dinaci Ranzi informou que os novos equipamentos foram adquiridos por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde – Programa Brasil Sorridente. “É um programa que integra a Política Nacional de Saúde Bucal e que prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

 

Foram entregues quatro mochos odontológicos; sete autoclaves de 19 litros; oito kits que contém caneta de alta rotação, contra ângulo e micro motor; três compressores de 30 litros; cinco aparelhos fotopolimerizador; 25 câmaras escuros bicolor, além de dois consultórios odontológicos móveis e três consultórios odontológicos fixo. O valor do investimento foi de R$ 160.230,00.

 

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Cláudio Alencar, destacou que, com os novos equipamentos, as equipes estarão em condições de prestar aos moradores das regiões ribeirinhas e da zona rural, os mesmos serviços disponibilizados para quem reside na área urbana.

 

“É o princípio da equidade. Vamos dar o mesmo tratamento dispensado à população da área urbana para quem reside na zona rural e também nas áreas de difícil acesso, na região ribeirinha. Isto é de extrema importância e um salto de qualidade nos serviços de saúde bucal”, explicou Alencar.

Skip to content