Ação mundial, “Maio Amarelo” vai trabalhar educação no trânsito em Corumbá

Corumbá iniciou nesta terça-feira, 5 de maio, a campanha “Maio Amarelo”, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. “A campanha é mundial. No ano passado foram registrados 1.638 atendimentos por acidente de trânsito em Corumbá, um número significativo, expressivo”, comentou o diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Alexandre Taques Vasconcelos.

 

“Com essa campanha visamos conscientizar todos os condutores e pedestres sobre o respeito e cuidado ao transito para diminuição desse número. Para isso, temos varias ações planejadas para todo o mês. Serão palestras em universidades, a travessia legal com o mascote da faixa em frente às escolas, e temos a a ideia também de fazer um debate com as universidades de Corumbá”, continuou Alexandre.

 

A Agetrat ainda pretende promover um júri simulado com acadêmicos dos cursos de Direito para debater, entre outros assuntos, o julgamento de acidentes com vítima. “Há alguns anos, os acidentes dolosos, contra a vida, não iam para júri. Passou a ir e, hoje novamente não vai mais. Nossa proposta é promover esse debate para discutir se deve ou não ir pra júri este tipo de crime. Seria um debate com sete jurados e formarmos uma opinião. É assunto bastante polêmico e estamos trabalhando a ideia de fazer esse debate”, explicou.

 

Ao longo de todo o mês, a Agência Municipal de Trânsito vai trabalhar também a educação para condutores, ciclistas e pedestres. “É importantíssima essa conscientização. A educação no trânsito é fundamental. Vamos percorrer as escolas, inclusive em uma unidade de ensino vamos pintar o pátio, fazer um minitrânsito e colocar um instrutor nosso ali para dar orientação a esses alunos. A educação precisa começar desde cedo, pois é fundamental”, concluiu Alexandre.

 

Maio Amarelo

 

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

 

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

 

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

 

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

 

A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

 

Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”. Com informações do site Maio Amarelo. 

Skip to content