Marcada para amanhã, quinta-feira, 14, uma ação com trabalhadores que utilizam carroças como meio de transporte de materiais na área urbana da cidade. A atividade é uma realização da Prefeitura e acontece a partir das 08 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I) do Bairro Centro América.
A ação será desenvolvida pelas pastas de Meio Ambiente, Produção Rural, Assistência Social e Cidadania, Infraestrutura e Serviços Públicos e Agência Municipal de Trânsito e Transporte. O encontro é considerado de extrema importância, pois além de informações para os conhecidos carroceiros, eles terão a oportunidade de imunizar seus animais contra a raiva.
A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová, informou que, hoje, 34 carroceiros estão cadastrados na Prefeitura. Todos fazem transporte de materiais como restos de podas de árvores e entulhos, para um depósito criado pelo Município no Bairro Aeroporto. De lá, todo o produto é encaminhado pelo próprio Poder Executivo para o lixão.
A regulamentação desse tipo de serviço prestado por estes trabalhadores foi uma orientação do prefeito Paulo Duarte, no sentido de se evitar que eles descarreguem o material em outras áreas, especialmente em terrenos baldios. O certo seria utilizar o aterro sanitário municipal, mas, devido à longa distância e para não sacrificar os animais, o Município optou pela criação de um ponto mais próximo, para que seja feito o depósito.
A ação com os carroceiros foi iniciada em dezembro de 2014. O primeiro passo foi cadastrar os trabalhadores que utilizam este meio de transporte para sustentar suas famílias. A área escolhida, na Rua República do Paraguai com a Pedro Alexandrino de Barros, está funcionando desde o início do ano e, desde então, está ocorrendo uma intensa fiscalização e quem for pego despejando material em outros locais, terrenos baldios, etc, será autuado.