Prefeitura e Casas Bahia vão oferecer mais de 1300 vagas em cursos gratuitos

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e Carla Campos, do Marketing Via Varejo, das Casas Bahia, finalizaram os últimos detalhes da parceira entre a rede de vendas de varejo e a Prefeitura Municipal para fazer da cidade pantaneira a segunda em Mato Grosso do Sul a receber o projeto “Aprender e Transformar”.

 

Em uma nova fase iniciada este ano, o projeto, que tem por objetivo levar cursos gratuitos de empreendedorismo, empregabilidade e informática a municípios em que a rede está presente, pretende oferecer mais de 1300 vagas para o público corumbaense a partir dos 14 anos de idade.

 

O Aprender e Transformar é uma ampliação do projeto itinerante Amigos do Planeta Inclusão Digital que, desde 2009 até o ano passado, beneficiou mais de 45 mil pessoas em todo o país. Além de Mato Grosso do Sul, o projeto renovado atingirá os estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia.

 

Em Corumbá, o local escolhido para as atividades do projeto foi a praça do bairro Nova Corumbá, na região sul da cidade, onde uma grande estrutura será montada para receber os cursos. O espaço foi avaliado por Carla Campos que esteve acompanhada da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib Aguilar, que observou que os cursos oferecidos pelas Casas Bahia devem servir também como forma de aprimoramento àqueles que passaram pelos cursos disponibilizados no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, instituição mantida pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a Missão Salesiana.

 

O prefeito Paulo Duarte destacou que ações como esta planejada para Corumbá demonstram não apenas o interesse comercial da empresa na cidade, mas a responsabilidade social que ela traz com sua presença. “Essa importante visão social em torno da qualificação profissional é mostrada pelo nível dos cursos que serão oferecidos e também pela grande estrutura que a empresa disponibilizará. Isso sem dizer da contratação de professores locais e também de serviços como o de limpeza, por exemplo, que colocarão a girar a economia”, disse o chefe do Executivo ao lembrar ainda que os freqüentadores dos cursos serão certificados.

 

Os cursos


‘Introdução à Informática’ e formação nos tradicionais pacotes de edição de textos, planilhas e apresentações fazem parte da grade de cursos oferecidos pelo Aprender e Transformar que também oferece ‘Internet para Comunicação’, ‘Internet para Serviços’, ‘Desenvolvimento de Apps’, ‘Novas Tecnologias e Mobilidade’ e ‘Multimídia’. Crianças podem participar do módulo Kids,  uma introdução ao mundo digital.

 

Quem está em busca do primeiro emprego vai encontrar orientações no módulo de empregabilidade, que auxilia na preparação para entrevistas e oportunidades no mercado de trabalho, com cursos de ‘Assistente Administrativo’, ‘Técnica de Vendas’, ‘Preparação para o 1º emprego’ e o novo ‘Saúde Financeira’, que contribui para uma relação saudável com as finanças, com o uso consciente do dinheiro. De maneira lúdica e interativa, por meio de um jogo, o participante planeja como atingir seus objetivos e alcançar seus sonhos. Já para quem tem interesse em empreender e ter acesso a ferramentas para abrir o seu próprio negócio, o Aprender e Transformar oferece os cursos de ‘Empreendedorismo’ e ‘Empreendedorismo Cultural’, este segundo, também novo na grade.

 

Datas


A estrutura do projeto das Casas Bahia começa a ser instalada no dia 03 de junho. De acordo com Carla Campos, as inscrições gratuitas para os interessados devem ter início no dia 05 do mesmo mês. As aulas seguem, conforme o curso escolhido, até o dia 27 de junho.

 

Conheça o Aprender e Transformar: www.aprenderetransformar.com.br.

Skip to content