Parceria resulta em cursos de qualificação para mais de 1300 pessoas

As aulas do programa “Aprender e Transformar”, uma realização em parceria entre a Prefeitura de Corumbá e as Casas Bahia, tiveram início na manhã desta segunda-feira, 08 de junho. A grande estrutura com salas de aula e de apoio foi montada na praça do bairro Nova Corumbá onde 16 cursos serão oferecidos gratuitamente até o próximo dia 27 para diversas faixas etárias.

 

“Agradecemos muito às Casas Bahia essa parceria com o prefeito Paulo Duarte por dar-nos a honra de ter essa estrutura aqui. E que projetos como esse seja seguida por outras empresas em nossa cidade porque todas tem uma responsabilidade social com nossa sociedade”, disse André Fernandes, presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Corumbá.

 

Foram disponibilizadas mais de 1300 vagas em cursos que abrangem conteúdos de informática, empregabilidade e empreendedorismo, áreas fundamentais para o enriquecimento curricular de quem busca uma vaga no mercado de trabalho.

 

Elizabeth Souza, 48 anos, viu no oferecimento dos cursos gratuitos uma oportunidade de suprir a necessidade que lhe foi apontada em processos seletivos dos quais participou. Moradora do bairro Guanã, ela afirma estar motivada para continuar na busca de um emprego.

 

“Vim fazer a Informática porque não consegui vagas antes porque sempre me foi apontado que precisava ter domínio dessa área. Agora, quando terminar o curso aqui já vou atualizar meu currículo e voltar na busca pelo emprego”, contou Elizabeth que entrou em contato pela primeira vez com o computador durante as aulas.

 

O Programa Aprender e Transformar também trouxe oportunidades para outro público. O quadro de ministrantes dos cursos é formado por mão-de-obra local, estimulando também pessoas como Gustavo Pereira Casarin e Silva, aluno do 7º semestre do curso de Administração da Faculdade Salesiana de Santa Teresa.

 

“Está sendo muito importante para mim repassar o conhecimento adquirido na minha faculdade. Espero que possa dar esse apoio a eles para atinjam seus objetivos”, disse o jovem que está responsável por apresentar as noções básicas de empreendedorismos aos participantes.

 

Corumbá é a única cidade de Mato Grosso do Sul a receber o Programa este ano e, segundo a Fernanda Costa, jornalista da Casas Bahia Via Varejo, Corumbá teve uma receptividade muito boa, graças à divulgação e apoio dado pela Prefeitura Municipal, cujo prefeito Paulo Duarte ressaltou a importância desta parceria para levar a qualificação mais próxima de quem precisa.

 

“É fundamental essa questão de aprendizado, conhecimento, qualificação e o local escolhido foi justamente pela região onde está essa praça que atinge vários outros bairros e conjuntos próximos do Nova Corumbá. Estamos proporcionado muitos cursos no Centro de Qualificação Dom Bosco, mas muitas vezes as pessoas não tem condições de chegar até o local e por isso estamos trazendo os cursos perto da comunidade nessa parceria com as Casas Bahia”, declarou.

 

O chefe do Executivo ainda ressaltou a importante ferramenta que o BOM Pantanal (Banco de Oportunidades Municipal Pantanal) que já inseriu no mercado de trabalho várias pessoas.

 

Quem também destacou o BOM Pantanal foi a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mabel Aguilar, que orientou os participantes sob a forma de se cadastrarem.

 

“Depois que vocês se qualificarem atualizem seus currículos ou façam seus cadastros, seja pela internet no site da Prefeitura Municipal (www.corumba.ms.gov.br) ou indo até o Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco”.

 

O Aprender e Transformar é uma ampliação do projeto itinerante Amigos do Planeta Inclusão Digital que, desde 2009 até o ano passado, beneficiou mais de 45 mil pessoas em todo o país. Além de Mato Grosso do Sul, o projeto renovado atingirá os estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia. Conheça o Aprender e Transformar no site: www.aprenderetransformar.com.br.

Skip to content