Prefeitura recupera estradas e atende pequenos produtores do São Gabriel

A Prefeitura de Corumbá está recuperando as estradas que cortam o Assentamento São Gabriel, melhorando as condições de tráfego na região e beneficiando cerca de 300 famílias de pequenos produtores rurais. Os serviços foram iniciados na última segunda-feira, 22, em atendimento a uma orientação do prefeito Paulo Duarte, como forma de proporcionar maior conforto àquela comunidade.

 

“O São Gabriel não foi emancipado. Esta sob a responsabilidade do Incra. Mas não podemos deixar de levar assistência aos pequenos produtores da região. Por isso mesmo, mais uma vez, estamos melhorando as condições de tráfego das estradas que cortam o assentamento, para que eles tenham melhores condições de escoar a produção”, observou o prefeito, ressaltando que com as estradas em boas condições, melhora também o transporte coletivo e dos estudantes.

 

Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos junto com a Secretaria de Produção Rural. Atendem a uma reivindicação dos pequenos produtores rurais que estavam encontrando dificuldades de tráfego no interior do assentamento, pra transportar o que produzem até a área urbana de Corumbá, pela BR 262.

 

Em apenas nove meses, esta é a segunda intervenção da Prefeitura para melhorar as condições das estradas que cortam aquele assentamento. Em outubro do ano passado, serviço idêntico foi realizado por uma decisão do prefeito Paulo Duarte, para um maior conforto da comunidade.

 

Mais de 10 quilômetros de estradas já foram recuperados pelas equipes desde a última segunda-feira. Estão sendo executados serviços de limpeza das vias (raspagem), tapa buraco e nivelamento das vias com utilização de material da própria região.

 

Para o secretário de Produção Rural, Pedro Lacerda, os serviços vão garantir aos produtores, melhores condições para transportar o que produzem para a cidade, aumentando a renda familiar. Ele lembra que o assentamento ainda não foi emancipado, está sob a responsabilidade do Incra, mas que a Prefeitura, por uma determinação do prefeito, tem buscado atender as principais necessidades das famílias, entre elas, a recuperação das estradas.

 

O serviço é importante também para o setor de transporte coletivo e, principalmente, escolar. É que grande parte das crianças do São Gabriel estuda na Escola Municipal Rural Carlos Cárcano, no Assentamento Urucum. O transporte é feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, explica que as estradas em boas condições, resulta em maior conforto para os alunos durante as viagens até a escola, e maior economia para o Município, com a redução de quebras de veículos, o que era comum no passado.

 

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo, adiantou que em outubro do ano passado, a Prefeitura executou serviços emergenciais, recuperando as principais estradas, para melhorar as condições de tráfego no assentamento. “Estamos de volta ao assentamento e, mais uma vez, melhorando as linhas de ônibus, principalmente, para atender o transporte coletivo, o transporte escolar e escoamento da produção”, completou. 

Skip to content