Programa Cama e Café abre nova temporada de inscrições em Corumbá

Com bons resultados na atividade do turismo e visibilidade nos meios de comunicação, o programa Cama e Café, conhecido também pela expressão inglesa “Bed and Breakfast”, inicia a partir de segunda-feira, 15, a nova temporada de inscrições para preparar os pequenos empreendedores que desejam aderir ao programa.

 

Pioneira em Mato Grosso do Sul, Corumbá trouxe essa modalidade de hospedagem alternativa adotada em vários lugares do mundo – e junto dela, ações para o fortalecimento da atividade turística. O programa, executado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Turismo do pantanal, em parceria com o SEBRAE, vem ganhando mais adeptos e despertando o interesse da população corumbaense, conhecida pela sua hospitalidade. Como se sabe, a atenção do anfitrião é um dos principais requisitos e o diferencial para que a residência entre no programa.

 

De acordo com a diretora – presidente da Fundtur/Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, além de proporcionar o intercâmbio cultural pela criação de espaços de encontro entre os turistas e os locais, o Cama e Café pode se tornar uma excelente alternativa de aumento da renda familiar com baixo investimento, dependendo da categoria adotada pelo novo empreendedor que aderir ao programa.

 

A novidade foi bem aceita pelos moradores da região que já buscam a Fundação para receberem o novo ciclo de qualificação e atuarem na cadeia produtiva do turismo local.

 

“Esse interesse é um dos resultados que acompanha a nova proposta que a Fundação de Turismo trabalha na gestão do prefeito Paulo Duarte, focada no aumento do fluxo turístico e, consequente, no incremento da economia local. De 2013 a 2014, o turismo corumbaense cresceu 4,5%, totalizando a recepção de 214.000 visitantes, movimentando em media 316 milhões na encomia local”, afirmou.

 

Além do  Cama e Café e outras diretrizes trabalhadas pela Fundação, em abril desse ano o município lançou o “ Corumbá Incrível”, nova marca promocional da cidade que pretende posicionar cada vez mais o Município como um dos principais destinos turísticos nacionais e internacionais da Região do Pantanal.

 

Para quem deseja mais informações ou já aderir ao programa, basta se dirigir à sede da Fundação de Turismo localizado na Ladeira Cunha e Cruz (Beco da Candelária), no Porto Geral. Mais informações pelo telefone 3231- 2886/3232-7139. As inscrições vão até o dia 30 de julho.

 

Cama e Café

 

O Cama e Café é um programa de hospedagem familiar desenvolvida pelo Ministério do Turismo e já é adotada em vários lugares do Brasil. O programa é aberto àquelas pessoas proprietárias de imóveis que tenham ao menos um quarto sobressalente em casa, e possuam o perfil hospitaleiro. O Cama e Café de Corumbá foi regulamentado no âmbito do Município, pela lei Complementar nº 177, em maio de 2014.

 

No final de janeiro foram inaugurados os dois primeiros empreendimentos na cidade, a Casa Branca, do casal Ataíde da Silva Junior e Flávia Lima, localizada na Rua Dom Aquino, 559, centro da cidade, entre as ruas Antônio João e Tiradentes, e a Casa da Mama, de Elma Mônaco, localizada na Rua Firmo de Matos, 1.400, entre a Cabral e Joaquim Murtinho. 

Skip to content