Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal

Uma visita dos alunos da Apae ao Viveiro Municipal abriu a programação da Semana do Meio Ambiente em Corumbá. Os estudantes foram recepcionados pelo prefeito Paulo Duarte e a primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini.

 

Os pequenos fizeram um passeio orientado pelo local, conheceram cada uma das espécies que serão plantadas pela cidade e fizeram, com apoio da equipe da Fundação de Meio Ambiente, uma muda de girassol. Eles ainda plantaram árvores típicas do Pantanal na sede da Apae. A atividade também será realizada no período da tarde, com outra turma de alunos.

 

“Foi um passeio bem animado”, afirmou Dalva de Souza, mãe de Miguel, 7 anos. O jovem tem paralisia cerebral e desde os 9 meses de idade frequenta a Apae. “Ele é bem esperto, entende tudo que a gente fala e gosta muito da natureza. Em casa tem muita árvore. Tem acerola, limão, ata e coqueiro. Ele come todas as frutas, além de gostar de ficar na rede”, contou a mãe de Miguel.

 

“Essa visita abre a programação da Semana do Meio Ambiente no município. Amanhã temos o I Seminário Sustentabilidade e Cidadania no Pantanal. Paralelamente, várias escolas serão visitadas pelos nossos parceiros que farão palestras voltadas a preservação ambiental, tendo como publico alvo os jovens”, explicou Luciene Deová, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente.

 

Seminário

 

O I Seminário Sustentabilidade e Cidadania no Pantanal começa às 14 horas na unidade III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Porto Geral. A primeira palestra terá como tema “O clima e as queimadas no Pantanal” e será ministrada pela doutora Balbina Soriano, pesquisadora da Embrapa Pantanal.

 

Em seguida, a doutora Catia Urbanetz, também da Embrapa Pantanal, vai falar sobre “O Projeto Biomas e seus plantios no Pantanal”. Às 16h30, o doutor Carlos Padovani vai apresentar a “Geohidro-Pantanal: Portal de informações hidrológicas da Bacia do Alto Paraguai- Pantanal”.

 

No período noturno, às 19 horas, acontece a palestra: “Ações do Ministério Público Federal em Prol dos Ribeirinhos do Pantanal”, com Túlio Fávaro Beggiato, procurador geral da República do Ministério Público Federal. Em seguida, Helena Clara Kaplan, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de MS, será responsável pela palestra “Ordem pela Ordem: OAB a favor de um Meio Ambiente Saudável”.

 

Encerrando o seminário, será abordado o tema “Plataforma Geopantanal – Uma Ferramenta Tecnológica para a Gestão de Áreas Protegidas”, abordado por Wagner Tolone e Angelo Rabelo, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP).        O evento é realizado pela Prefeitura, OAB/MS, MPF, Embrapa Pantanal, Campus Pantanal da UFMS e IHP. 

Skip to content