Atendimento humanizado contribui para melhora de pacientes do Oncologia

O atendimento disponibilizado no Centro de Prevenção e Tratamento em Oncologia Dr. Hugo Costa está sendo importante na recuperação de pacientes em Corumbá. É o eu revela os próprios usuários do sistema que, na última quinta-feira, 30, se reuniram com toda a equipe do centro, para avaliar o trabalho que está sendo desenvolvido no local.

 

Este encontro acontece sempre na última quinta-feira do mês e faz parte de um cronograma estabelecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e diretoria do Hospital de Corumbá, para continuar buscando sempre a melhora no atendimento, contribuindo assim para a recuperação dos pacientes.

 

Nizil Almeida da Silva, que está em tratamento já há um ano e meio, revelou que o início foi muito difícil. “Quando tive que fazer cirurgia e retirar a mama, fiquei com meu braço atrofiado, não conseguia levantá-lo direito. Foi então que começou o acompanhamento pós-cirúrgico aqui no Centro de Oncologia, e graças a esses meninos e meninas, já consigo movimentar o meu braço novamente. Sou muito grata por tudo que eles fizeram por mim”, testemunhou.

 

As pessoas (meninos e meninas) que ela se refere, são os integrantes da equipe do Centro de Oncologia. Para Nizil, todos hoje fazem parte da sua vida, tanto que considera todos como se fossem da sua família.

 

Outra paciente que demonstra satisfação é Neide Aparecida. Ela está em tratamento já há três anos e disse ter acompanhado todo este período de transição no Centro de Oncologia. A última reunião foi marcada por um depoimento emocionado feito por ela que fez uma pedida à equipe: “continuem assim cuidando das pessoas maravilhosamente com esse carinho, nós precisamos disso”.

 

Ela revelou que passou por situações difíceis e o que mais a preocupou foi a espera pela cirurgia, aguardada com ansiedade por ele e por seus familiares. “Falaram que tudo já estava pronto para operação e que fossemos pra casa que nos ligariam. Sabem quando me ligaram? Três anos depois”, revelou.

 

“Hoje não, chegamos aqui e somos muito bem acolhidos desde a menina da recepção, que nos explica todo o procedimento que vai ser feito. Demora um pouco porque tem toda a parte burocrática, mas depois que começa o tratamento, você se sente em casa. Toda a equipe nos trata muito bem e isso é muito importante quando você está doente”, ressaltou.

 

Prefeito agradeceu equipe

 

O prefeito Paulo Duarte participou da última reunião. Para ele, isto foi importante para acompanhar mais de perto o trabalho que está sendo desenvolvido no Centro de Oncologia. Conversou bastante com pacientes, com integrantes da equipe e elogiou a atuação de todos, principalmente pelo atendimento humanizado que está sendo prestado pelos profissionais.

 

Duarte lembrou que a mudança feita em sua administração, no Centro de Oncologia, foi em atendimento a uma determinação da Justiça, Ministério Público. “Não mudei porque achava que precisava, mas hoje vejo que foi importante. Estamos aqui com profissionais excelentes que estão realizando o seu melhor e, principalmente, trabalhando com um tratamento humanizado, o que eu tinha pedido desde um começo para o dr. Cristiano, diretor do Hospital de Corumbá”, afirmou.

 

A secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, também participou da reunião e destacou o trabalho desenvolvido no local. “Desde que assumimos o Centro de Oncologia estamos buscando melhorar o atendimento dos pacientes com câncer. Queremos humanizar esse tratamento. Hoje já contamos com três oncologistas clínicos, antes tínhamos apenas um, além de um médico clínico, um cirurgião oncologista, além da equipe que dá suporte como psicólogo, enfermeira, nutricionista, que antes não tínhamos, e o médico da dor, pois quando o paciente sente dor e vem nos procurar, temos um médico específico que busca saber qual o problema dele, para ajudá-lo da melhor maneira possível”, revelou.

 

Outra novidade, conforme a secretária, é que os pacientes contam agora com o programa “Melhor em Casa”, onde o médico vai até a casa do paciente e faz todo o tratamento ao lado da sua família.

 

O diretor do Hospital de Corumbá, médico Cristiano Ribeiro Xavier, lembra que quando assumiu o Centro de Oncologia, surgiram boatos maldosos de que iriam paralisar o tratamento contra o câncer em Corumbá. Hoje está mais do que provado que tudo não passou de boatos. “Mostramos que não era verdade e que estamos melhorando e humanizando esse atendimento”, comentou.

 

Cristiano lembra da conversa com o prefeito quando o Chefe do Executivo decidiu passar a administração do Centro de Oncologia para o hospital. “Ele me disse que não seria fácil e que não estava fazendo isso porque queria, mas porque precisava, e que eu estava assumindo aquele local para trabalhar, e que devia escolher a equipe direito. Assim fiz e fomos mudando, melhorando não só o atendimento, mas também o local”.

 

O médico lembra que o início foi difícil, e que as mudanças foram ocorrendo sempre “com olhares de pessoas desconfiadas do que estávamos fazendo. Estamos à frente do Centro de Oncologia há um ano e me sinto orgulhoso ao caminhar por esses corredores e receber um abraço, e um muito obrigado pela mudança que realizamos”, completou.

Skip to content