Centro de Artes e Esportes Unificados será entregue nesta sexta-feira

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), construído pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal no bairro Jardim dos Estados, será entregue à população nesta sexta-feira, 10 de julho, às 19 horas. O espaço vai atender todos os moradores da cidade, mas principalmente as famílias que residem nos Jardim dos Estados, Jardinzinho, Guarani, Jatobá, Jatobazinho, Conjunto Primavera, Conjunto Piúva e do Conjunto Guanabara.

 

“Esse é um espaço único em todo o Estado. Em lugar nenhum do Mato Grosso do Sul existe uma área como essa, pincipalmente, com relação ao modelo de gestão que estamos implementando aqui”, afirmou o prefeito Paulo Duarte durante reunião do grupo gestor da praça, realizada nessa terça-feira, 07 de julho, no Centro de Convivência dos Idosos.

 

“A comunidade vai participar ativamente do cotidiano do CEU, batizado carinhosamente de Heloísa Urt em homenagem a essa grande mulher e ativista cultural da nossa região. Todos os serviços disponibilizados aqui terão participação determinante dos próprios moradores”, complementou Duarte ao ressaltar também a importância dos moradores na preservação desse moderno equipamento público.

 

“Não temos como manter um espaço desse porte funcionando plenamente e conservado sem a participação ativa da comunidade. Queremos e vamos fazer desse local uma referência não só para Corumbá, mas para todo o Estado. E isso só será possível com o empenho de cada um aqui”, finalizou o chefe do Executivo municipal.

 

O CEU Heloísa Urt funcionará diariamente das 6h às 11 horas e das 14 às 21 horas. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que estará aberto já na segunda-feira, 13, com um coordenador, dois assistentes sociais, um pedagogo e um técnico administrativo, funcionará das 7h30 as 11h30 e das 14h às 18 horas.  Serão realizados ali todos os serviços disponíveis na rede municipal, como PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e oficinas de artesanato.

 

“Todo o trabalho de fortalecimento de vínculo será desempenhado nesse CRAS, que já é quinto na área urbana da cidade, além do CRAS Albuquerque e do CRAS Itinerante. A Prefeitura tem feito uma ação de inclusão social muito grande não só dentro da cidade, mas também junto aos moradores da zona rural e das áreas ribeirinhas”, afirmou o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correia.

 

Na parte cultural, o CEU Heloísa Urt contará com uma biblioteca, que servirá de apoio escolar aos estudantes de toda a região. “Teremos ainda uma sala de projeção, onde faremos um cineclube itinerante, em parceria com o Sesc”, detalhou a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultural, Marcia Rolon.

 

“A Oficina de Dança também estará aqui com aulas para os jovens e as mães, assim como um Núcleo Tecnológico que vai disponibilizar curso de inclusão digital, de formação profissional e até de empreendedorismo. Teremos também a Academia de Música com aulas para crianças entre 8 e 10 anos e mais oficinas de teatro, com ênfase na formação de contadores de histórias”, enumerou Marcia.

 

A Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), por sua vez, levará ao Jardim dos Estados núcleos dos projetos Nosso Talento e o Corumbá Saudável. “Num segundo momento, o projeto Corumbá Verão também será executado aqui, aumentando assim ainda mais o número de participantes”, finalizou o professor Davi Rosário. 

Skip to content