Conferência Livre da Juventude envolve jovens atendidos pelos CRAS

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania está realizando uma série de Conferências Livres de Juventude como parte das etapas preparatórias para a 3ª Conferência Municipal de Juventude que está prevista para o dia 12 de agosto, no Anfiteatro Salomão Baruki, em Corumbá.

 

As Conferências Livres estão sendo conduzidas pela Gerência de Políticas para a Juventude e pelo Conselho Municipal da Juventude, e terão sequência durante todo este mês de julho e início de agosto, contemplando mulheres jovens, jovens em medidas socioeducativas, juventude religiosa, estudantes, universitários e demais segmentos e entidades relacionadas ao público jovem do Município, tanto da área urbana, quanto da área rural.

 

Na última quarta-feira, 08, cerca de 100 jovens participaram de mais uma etapa que aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II), localizado na Rua José Maciel de Barros, s/n, esquina com a 21 de setembro, no Bairro Guató. O evento foi direcionado aos jovens atendidos pelos CRAS existentes na cidade.

 

Na oportunidade os jovens assistiram a vídeos, além de uma apresentação cultural do Grupo de Dança MFP, que representa o protagonismo juvenil. Posteriormente, se dividiram em grupos de debates sobre os eixos temáticos, mediados pelos membros da Comissão Organizadora, para elaboração de propostas voltadas para a Cidadania, Esporte e para o Meio Ambiente.

 

Participaram do evento o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, e o gerente de Políticas para a Juventude, Jonathan França, que reforçaram a importância da participação dos jovens na conferência, bem como a elaboração de propostas que visem indicar ações por parte do poder público.

 

Nilo Corrêa ainda reforçou, que as propostas elaboradas nos eixos temáticos e debatidos nas Conferências Livres, servirão de base para os debates na etapa municipal, e que também constará nos relatórios elaborados pela relatoria, para que o poder público local possa identificar os anseios do público jovem local.

 

“As Várias Formas de Mudar o Brasil” é o tema da Conferência Nacional de Juventude que norteará a etapa municipal, permitindo um amplo debate em torno de 5 eixos temáticos que são: I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Diversidade e à Igualdade; II – Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; III – Direito à Saúde; Direito ao Desporto e ao Lazer; IV – Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; V – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente, Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

Skip to content