Pensamento estratégico do turismo de Corumbá é apresentado ao MS

A necessidade de desenvolver o pensamento estratégico para atividade turística fez nascer o Observatório do Turismo da Fundação de Turismo do Pantanal, criado pela Prefeitura de Corumbá, por solicitação do Prefeito Paulo Duarte, em 2013.

 

Atendendo convite da Fecomércio, (Federação do Comércio do Estado do Mato Grosso do Sul), a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, e o coordenador do Observatório de Turismo, Ronan Xavier Machado, participaram da 2ª Reunião da Câmara Empresarial do Turismo durante o Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, ocorrida entre os dias 29 de junho e 02 de julho, em Campo Grande (MS). O encontro, entre outras pautas, debateu os desafios de se determinar um modelo que mensure e monitore os números turísticos da atividade no Mato Grosso do Sul.

 

Neste quesito, a FUNDTUR/Pantanal apresentou o case de Corumbá, visto que o Observatório é pioneiro no Mato Grosso do Sul com resultados consolidados, que em harmonia com métodos do Ministério do Turismo e com o consórcio Fundação Getúlio Vargas – FIPE, pode contribuir com os debates e amadurecimento sobre a implantação de Observatórios a serem estabelecidos no Estado.

 

“Durante o evento falamos sobre o modelo de gestão de resultados que alcançamos nos últimos 30 meses com a implantação do Observatório de Corumbá, que tem subsidiado as decisões tomadas com dados estatísticos que refletem a atividade turística atual”, afirma Hélènemarie.

 

O encontro contou com a participação da Confederação Nacional do Comercio/Câmara do Turismo, Fundação de Turismo e Superintendência de Turismo estadual, além de representantes das associações do setor e Fóruns das 10 Regiões Turísticas estaduais.

Skip to content