Bicentenário de Dom Bosco é comemorado em sessão solene da Câmara

O bicentenário de nascimento de Dom Bosco foi comemorado durante sessão solene da Câmara Municipal de Corumbá na noite de sexta-feira, 28 de agosto. Na cerimônia, que contou com participações de autoridades civis e religiosas, a Missão Salesiana de Mato Grosso homenageou 16 personalidades que colaboraram com a difusão dos princípios de São João Bosco nas cidades de Corumbá e Ladário

 

Representando o prefeito Paulo Duarte, um dos homenageados com a Medalha do Bicentenário de Dom Bosco, a primeira – dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico (Fuphan), Maria Clara Scardini, destacou o trabalho realizado pelos Salesianos em Corumbá.

 

 “Os projetos sociais atendem mais de quatro mil crianças e adolescentes. São trabalhos de reforço escolar, cursos de artes, música, informática, esportes e qualificação oferecendo oportunidades de encaminhamento profissional às classes menos favorecidas economicamente. Muitas dessas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade, é gratificante sabermos que nossos jovens são bem acolhidos e cuidados”, disse.

 

Diretor geral do Polo Corumbá da Missão Salesiana, o padre Slawomir Bronakowski, lembrou que a obra de Dom Bosco está presente em Corumbá há mais de um século. “Há 116 anos que os sonhos e a energia de Dom Bosco encarnaram em solo corumbaense e ganharam a face de um povo de muitos rostos. Temos muito a agradecer principalmente porque você [de Corumbá] faz parte dessa história”, afirmou.

 

Lindivalda Gonçalves dos Santos, uma das homenageadas com a medalha pela Missão Salesiana, é ex-aluna da escola Cidade Dom Bosco, fundada pelo padre Ernesto Sassida, ressaltou a importância dos ensinamentos de São João Bosco em sua vida e na construção de seu caráter.

 

Autor da proposta para a sessão solene, o presidente da Câmara Municipal vereador Tadeu Vieira, enfatizou, num breve discurso, que a o legado deixado por São João Bosco é o do amor e da perseverança.

 

Foram homenageados com a Medalha do Bicentenário de Dom Bosco: Paulo Duarte, Tadeu Vieira, Izulina Xavier, Mabel Marinho Sahib Aguilar, Monica Barbosa Macedo, Milton Carlos de Mello, Luísa Maria Corrêa Martins, Petrônio Siqueira de Aguiar, Jorge Cardoso Martins, Elias Ely Gomes Vitório, José Antônio Assad e Faria, Maria Clarice Servion, Delair do Carmo Nunes de Siqueira, Lindivalda Gonçalves dos Santos, Paulo da Costa Silva, Beatriz Giseli Ramos, Ruiter Cunha de Oliveira e Carlos Alberto Machado.

 

O sub secretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correia, participou da cerimônia que comemorou o bicentenário de nascimento de Dom Bosco.

Skip to content