FEGASA divulga programação e realiza inscrições para oficinas gastronômicas

As inscrições para aulas e oficinas que serão oferecidas durante o FEGASA (Festival Gastronômico Sabores das Américas) já estão abertas e seguem até o próximo dia 20. Os interessados devem procurar a sede da Fundação de Turismo do Pantanal, localizada na ladeira Cunha e Cruz, nº37, Porto Geral, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

 

Não está sendo cobrada taxa de inscrição, mas para confirmar a vaga é preciso fazer a doação de uma lata de leite em pó contendo 400 gramas por cada oficina escolhida. As latas de leite que forem arrecadadas serão doadas para instituições de caridade do município.

 

Quem não conseguir garantir uma vaga para presenciar de perto as oficinas ou não possuam condições para doar as latas de leite, ainda assim poderá acompanhar em tempo real as técnicas e truques repassados pelos chefs renomados que participam do evento. É que a Prefeitura disponibilizará a transmissão simultânea no auditório do Sindicato Rural.

 

“Essa foi uma forma de democratizarmos esses momentos que tem atraído cada vez mais pessoas para o FEGASA. A intenção é que ninguém fique de fora desse evento que vem ao longo dos anos ganhando mais projeção tanto dentro do Estado como no país, exemplo disso, é o elenco de chefs que participam a cada edição”, comentou Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

 

Serão ofertadas 15 oficinas durante os três dias de realização do evento, assegurando a participação de 600 pessoas com direito a degustação do prato elaborado ou da harmonização realizada pelo chef de cozinha convidado.

 

Gastronomia é cultura

 

O evento acontecerá na Sede do Sindicato Rural de Corumbá e vai reunir conhecedores da cultura alimentar regional e da gastronomia contemporânea, no período de 21 a 23 de agosto, sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, meio da Fundação de Turismo do Pantanal, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) do Pantanal, de forma paralela do Festival da América do Sul Pantanal. O FEGASA conta ainda com a parceria de Fundações e Secretarias Municipais, assim como do SEBRAE/Regional Pantanal.

 

O tema trabalhado este ano “Eu como cultura e compartilho conhecimento” foi inspirado no movimento lançado no Brasil pela aprovação do projeto de lei que visava o reconhecimento oficial da gastronomia brasileira como manifestação cultural brasileira. Inclui-se também o conceito de que a gastronomia é um conjunto de sentidos que unem técnicas e saberes locais, sabor, visual e aroma que, juntos, tocam diretamente a memória afetiva de quem os saboreiam.

 

Tendo o Pantanal como cenário e reduto de espécies vegetais e cultura singular, a coordenadora do FEGASA, Viviane Neves, lembra que, “em condições para o mercado e o consumo, várias espécies podem compor cada vez mais receitas diferenciadas, fortalecendo o turismo e os pequenos produtos de alimentos artesanais, já que os turistas estão sempre em busca de novas experiências, a qual a gastronomia é fundamental para agregar valor à oferta turística”.

 

Elenco de chefs

 

Pela primeira vez no FEGASA, o vencedor do Prêmio Dólmã 2015 na categoria melhor Chef Nacional, Paulo Coelho Machado Neto estará em Corumbá. Paulo é um cozinheiro do seu tempo, dedicado à pesquisa, viaja para conhecer novos sabores e tem por vocação trazê-los a conhecimento dos participantes de suas aulas. Fundador do Instituto Paulo Machado que busca ampliar o conceito da alimentação como manifestação cultural, em especial os sabores do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

 

A chef Vera Chaves, vencedora do Prêmio Dólmã 2015 categoria melhor chef regional, é docente e proprietária do Espaço Vera Chaves Gastronomia onde como personal chef na cidade de Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

 

Também integrarão o time do FEGASA o Jimmy Ogro, o americano/carioca e cozinheiro de quase dois metros de altura que nos prova a cada participação no Programa Mais Você que é possível sim, cozinhar em qualquer lugar.

 

De São Paulo, pela segunda vez no FEGASA, estará à confeiteira Vanessa Taba com releituras de famosos quitutes criados especialmente com a matéria-prima local, como o cupcake pantaneiro entre outros.  A chef “Doceira” Vanessa Taba é formada em gastronomia e especializada em confeitaria. Sua principal área de atuação é no desenvolvimento e a releitura de receitas de culinária doce, a partir de preparações que misturam, algumas vezes ingredientes inusitados, e cultura de diversas regiões brasileiras.

 

Confirma também a presença do chef e empresário de sucesso sul mato-grossense, Marcilio Galeano, consultor em Gastronomia, que participou do quadro Super Chef 2011 no Programa Mais Você. Atuou como chef executivo do Maracutaia Boteco e do Restaurante Las 4 Vacas, ambos em Campo Grande, e é o idealizador da ACP/MS – Associação de Cozinheiros do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

 

O time de jovens talentos é reforçado com chef Edu Rejala, de raízes corumbaenses que é sócio-proprietário e chef do Restaurante Madame Japô, especializado em comida japonesa, além do Restaurante Imakay, onde trabalha a fusão da comida peruana e japonesa. Ambos empreendimentos estão localizados na cidade de Campo Grande.

 

Gustavo Helney também compõe o grupo do IV FEGASA. Ele é proprietário e chef de cozinha do Restaurante CIA Gourmet, localizado no Bahama Apart Hotel, em Campo Grande, e consultor gastronômico do Restaurante Navarro. Foi o responsável pelo cardápio da Seleção Brasileira de Futebol na passagem por Mato Grosso do Sul nas eliminatórias da Copa do Mundo da África.

 

O somellier Ivan Alves, nome que integra a programação desta edição do Festival, é o atual gestor da adega do Restaurante Imakay e foi o consultor dos Restaurantes Território do Vinho, Las 4 Vacas, Temakeria e Maracutaia, na cidade de Campo Grande.

 

Confira a programação:

 

21 de agosto (6ª feira)

 

Chef Jimmy Ogro – 14h00 às 15h00

Cozinha popular: Hambúrguer artesanal ao estilo Ogro

 

Chef Marcílio Galeano – 15h10 às 16h10    

Cozinha Regional: As bases do sabor: molhos para carnes e massas

 

Chef Vera Chaves – 16h20 às 17h20           

Cozinha Regional: Maminha soleada com farofa de quiabo e purê de banana da terra

 

Chef Gustavo Helney – 17h30 às 18h30      

Cozinha Contemporânea Flor Morena: carne de sol com bocaiuva e mandioca

 

Chef Edu Rejala e Sommelier Ivan Alves – 18h40 as 20h10     

Cozinha Peruana: Ceviche e Tiraditos com harmonização de vinho

 

22 de agosto (sábado)

 

Chef Vanessa Taba – 09h00 as 10h00

Confeitaria: Profiteroles de bocaiuva com crocante de coquinho e Bolo de bocaiuva com merengue de limão

 

Chef Jimmy Mcmanis – 10h10 às 11h10      

Cozinha Popular: Carne de porco do OGRO

 

Chef Vera Chaves – 11h20 às 12h20           

Cozinha Regional: Pintado na crosta de baru ao molho picante de manga e carpaccio de cabotiã

 

Chef Gustavo Helney – 13h30 as 14h30      

Cozinha Contemporânea: Pacu ao perfume do cerrado: filé de pacu recheado com queijo nicola, purê de batata doce  e maçã verde

 

Chef Paulo Machado – 14h40 às 15h40      

Cozinha Regional: Macarrão de comitiva com castanhas e alegria do gosto

 

Chef Edu Rejala – 15h50 às 17h20 

Cozinha Nikkei: Preparo de arroz para sushi e técnica uramaki

 

Sommelier Ivan Alves – 17h30 as 18h40            

Harmonização e serviço de vinhos

 

Chef Marcílio Galeano – 18h50 as 19h50          

Cozinha Regional: Frango na lata servida com sopa paraguaia mole, finalizado com queijo Nicola, farofinha de coquinho e crispe de couve

 

23 de agosto (domingo)

 

Chef Paulo Machado e a índia Leticia Mendes – 09h00 às 10h00       

Cozinha Regional: Ceviche de Mandioca

 

Chef Vanessa Taba – 10h00 às 11h00         

Confeitaria: Mini cupcake de bocaiuva e Cakepop de farinha de bocaiuva

Skip to content