A Prefeitura está trabalhando para ampliar a percepção da população corumbaense com relação ao impacto positivo da atividade turística no Município e, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, está divulgando constantemente a marca ‘Corumbá Incrível’ em âmbito local.
Esta proposta foi defendida pela diretora-residente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes, em evento na segunda-feira à noite, com 210 acadêmicos da Faculdade Salesiana de Santa Teresa, sobre oportunidades e desafios do Turismo para a sociedade de Corumbá.
Na sua avaliação, para Corumbá aproveitar todo o seu potencial turístico, a atividade precisa ser entendida e encarada como importante setor econômico municipal, fonte de oportunidade de trabalho e renda para os corumbaenses.
“O amadurecimento sobre o setor e a parceria com a sociedade local é fundamental neste momento de grande visibilidade do bioma e a cidade de Corumbá no mercado turístico. Portanto, levamos inicialmente aos acadêmicos um pouco de conhecimento sobre a funcionalidade do setor, gerando exemplos de como a atividade afeta positivamente os cidadãos, demostrando os impactos econômicos que são refletidos em 52 segmentos, que vai desde a hotelaria até o açougue e a padaria”, explicou.
Para dar a dimensão e importância da atividade turística no Município, o coordenador do Observatório de Turismo da Fundação, Ronan Xavier Machado, passou ao público as informações econômicas e estatísticas do setor, demonstrando o quantitativo e perfil dos turistas que chegam a Corumbá, bem como os segmentos trabalhados na administração do prefeito Paulo Duarte, prioritariamente calçado na pesca esportiva, ecoturismo e aventura.
O encontro serviu também para que o secretário executivo da FUNDTUR/Pantanal e colaborador pela área de promoção turística do Município, Luiz Ricardo Julião Rocha, apresentasse o vídeo promocional do turismo local e a nova marca turística ‘Corumbá Incrível’, que representa o setor composto pelo poder público, empresários turísticos e as organizações de fomento para o desenvolvimento turístico.
Na oportunidade, foi repassada aos presentes a importância do empoderamento da marca pelo sistema e a população, criando uma corrente de fortalecimento do destino no mercado nacional e internacional. Ainda foi apresentado e lançado o convite aos corumbaenses, para a participação nas redes sociais (Instagran e Facebook) como agentes multiplicadores da informação e divulgação do turismo local, disse.
Hélènemarie sustenta que o turismo é um setor capaz de responder aos desafios atuais da economia. “Corumbá pode ser muito maior, muito mais competitiva para enfrentar esse momento de intranquilidade econômica que o País todo está atravessando. Nosso grande produto internacional, o Pantanal, está mais competitivo no mercado turístico mundial, com a alta do dólar”, enfatizou.
“Este ano – continuou – priorizamos a realização de Press Trips, trouxemos seis veículos de mídia nos últimos seis meses, jornalistas e blogueiros conceituados e de área especifica, que geraram mídias positivas para Corumbá em todo o Brasil. Iniciamos também a divulgação dos nossos produtos turísticos na América do Sul a convite da EMBRATUR, no Paraguai e no Peru, estratégias que criam mais oportunidades para avançarmos pelo desenvolvimento do setor”, comentou.
Além dos técnicos da Fundação e acadêmicos, o evento contou com as presenças do diretor da Faculdade Salesiana Santa Teresa, Padre Oswaldo dos Santos, bem como das professoras Maria Carolina do Vale, Osana de Lucca, Jeane de Moura, Gilsane Bereta, Elielma Souza Maiolino, e dos professores Dirceu Rodrigues Junior, Luciano Rodrigues, Pedro Augusto Ferreira e Felipe Lara.
Uma intensa agenda está sendo cumprida pela Fundação dentro do Ciclo de Palestras Corumbá Incrível. Além da Faculdade Salesiana de Santa Teresa, a equipe esteve na terça na Escola Municipal de Governo (Egov); na Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), nesta quarta pela manhã, e na Fundação Municipal de Esportes (Funec), ás 16 horas. Amanhã, quinta, será na Secretaria de Assistência e Cidadania, as 09 horas, e na sexta-feira, 28, na Fundação Procon Corumbá ás 09 horas.