Atividades da Semana do Trânsito é aberta com passeata em Corumbá

A Semana Nacional do Trânsito foi aberta na manhã desta sexta, 18, em Corumbá. A ação, que visa mobilizar condutores e pedestres de todo o Brasil, segue até o dia 25 deste mês, com a proposta também de desenvolver valores, posturas e atitudes que garantam o direito de ir e vir dos cidadãos.

 

Com o tema “Seja você a mudança no Trânsito”, estudantes da Reme, do colégio Objetivo e APAE, caminharam pelas principais ruas do centro, conscientizando a sociedade sobre a importância de um trânsito seguro.

 

“É importante mostrarmos para as pessoas que elas precisam agir com cautela e muita atenção no trânsito, principalmente em respeito à vida do outro”, comentou a aluna do colégio Objetivo, Estephany Pereira, de 14 anos. “Nossa atitude nos ajuda a ser motoristas conscientes no futuro”, acrescentou.

 

De acordo com o diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) de Corumbá, Alexandre Vasconcelos, a ação visa alertar que o trânsito é uma questão de cidadania. “Faz parte do dia a dia das pessoas, por isso a importância de refletir sobre um comportamento mais responsável de cada um no trânsito”, disse.

 

Ainda segundo Alexandre, as atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito, serão intensas na cidade. “Realizaremos palestras para monitores escolares, motoristas de ônibus e ainda disponibilizaremos o Detranzinho, um espaço totalmente adaptado, que abriga atividades pedagógicas de educação para o trânsito”, explicou, acrescentando que o trabalho estimula a participação dos alunos em soluções para maior segurança e fluidez no trânsito.

 

Durante todo o percurso, que contou com o acompanhamento de um veículo de som, foram distribuídos folders educativos. Para o morador do bairro Nova Corumbá, Ênio de Oliveira, a conscientização é necessária. “Eu recebi esse informativo e concordo que é preciso ser feito algo porque os números de acidentes de trânsito crescem cada vez mais”, disse. “Nós somos os principais responsáveis por todo esse caos no trânsito”, completou.

 

Ao término da passeata, ocorreu um abraço simbolizando a cooperação e comprometimento com um trânsito mais seguro. A passeata contou com a presença do Detran MS, Polícia Militar, Guarda Municipal e Agetrat.

 

Programação:

 

Este ano a programação prevê ainda blitzes educativas e a primeira será na terça-feira, 22, das 08 às 10 horas, com o tema “Motociclista Consciente para evitar acidente”. Também neste dia, às 16 horas, acontece a terceira etapa do programa Pedestre Eu Cuido, uma ação da Agetrat, Getran e Polícia Militar, envolvendo alunos, nas ruas Colombo com Firmo de Matos, Escola de Governo; na 21 de Setembro, na Agetrat , e na Rua Cabral, na Escola IBEC.

 

Estão previstas ainda palestras voltada para o servidor público (Servidor consciente evita acidente); sobre “Transporte escolar com olhar pedagógico”; implantação do Programa “Veiculo na via Pedestre na Faixa” – Pedestre Eu Cuido; Seminário de Trânsito: seja você a mudança no trânsito; minicidade de trânsito, entre outras atividades.

Skip to content