Junta de Serviço Militar conclui seleção geral nesta sexta-feira, em Corumbá

A Junta de Serviço Militar de Corumbá conclui nesta sexta-feira, 04 de setembro, a seleção geral dos 1.100 jovens que se alistaram para servir a Pátria em 2016. O processo está ocorrendo no Instituto Luís de Albuquerque e todos estão se apresentando a uma comissão de seleção integrada pela Marinha, Exército e Aeronáutica.

 

Dos 1.100 jovens que se alistaram até o dia 30 de junho, 545 serão incorporados em 2016, sendo 160 na Marinha, 253 no 17º Batalhão de Fronteira, 60 na 18ª Brigada de Infantaria, 80 em Forte Cloimbra e 12 na Aeronáutica.

 

A Junta de Serviço Militar de Corumbá é presidida pelo prefeito Paulo Duarte. Segundo a secretária do órgão, Arielly Aparecida da Paixão, este ano, o número de jovens que se alistaram foi superior a 2014. “Isto é muito importante. O alistamento representa o reconhecimento desses jovens como cidadãos”, disse. “Agora estamos concluindo a seleção geral e, em janeiro, acontece a distribuição”, completou.

 

O capitão do 17º Batalhão de Fronteira, Artur Gustavo Belle, está acompanhando todo o processo e disse que esta etapa que está sendo concluída agora, é muito importante. “Ao se alistar, participar desse processo, o jovem sai daqui com outra perspectiva”, disse.

 

A designação será em janeiro e, após ser destacado para uma das três forças, “o soldado pode ficar no serviço militar por um período de oito anos, podendo chegar até terceiro sargento. Caso queria galgar outros cargos, pode prestar concurso a nível nacional”, lembrou.

 

É importante lembrar que a pessoa que se alistou, mas não se apresentou na seleção geral, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “refratário”. Nesta condição deverá retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral.

 

A Junta Militar atende na Casa da Cidadania, localizada na Rua 15 de novembro, 400. É um órgão veiculado à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Skip to content