Agentes de Endemias e de Saúde celebram conquistas em confraternização

Os trezentos e cinquenta agentes de endemias e agentes comunitários de Saúde de Corumbá estão reunidos nesta sexta-feira, 09, em momento de confraternização promovido pelo sindicato das categorias com o intuito de celebrar o Dia Nacional do Agente de Combate a Endemias que é comemorado a cada dia 04 de outubro.

 

Os profissionais que são importantes para a manutenção da saúde pública do município foram recebidos com uma mesa de café da manhã e também tiveram a presença do prefeito Paulo Duarte, bem como da secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi.

 

Para o prefeito, além de comemorar o dia dedicado a estes profissionais importantes para a população, eles proporcionaram “um momento de confraternização, de união pela saúde de Corumbá. São eles que estão em contato direto com os corumbaenses, que abrem as portas para as ações voltadas à saúde de todos”.

 

“São duas categorias que se falam e de fundamental importância para a Atenção Básica em Saúde e para o controle das endemias, então para nós é muito gratificante comemorar. Eu costumo dizer que são guerreiros da construção da saúde pública, eles têm cada dia mais buscado se superar em todo o território de Corumbá, que é vasto, são 65 mil quilômetros quadrados e os agentes não escolhem lugar para ir, em todo o canto eles estão, na maioria das vezes, em condições adversas de temperatura alta, chuva, porém trabalham com muita garra”, avaliou a secretária.

 

Sabendo do papel fundamental desses profissionais para a saúde do município, a Prefeitura de Corumbá, na gestão do prefeito Paulo Duarte, regularizou a situação de centenas deles e, através de concursos públicos, vem reforçando o quadro existente em Corumbá.

 

“Mais de 70 profissionais que vão entrar via concurso público para suprir equipes onde estão faltando profissionais e também para suprir alguns contatos que a gente tinha, então vamos fechar com uma categoria de concursados que tem um ganho a mais. Tem muitos municípios que ainda precisam fazer o concurso, não são todos no Brasil que tem esses profissionais, então Corumbá sai mais uma vez na frente pois oportuniza concurso que oferece profissão digna a essas pessoas”, afirmou a secretária Dinaci ao dizer que o município está em alinhamento com a nova visão estabelecida pelo Ministério da Saúde que reconheceu a carreira destes profissionais.

 

Na próxima terça-feira, dia 13 de outubro, mais de 70 aprovados em concurso iniciarão o Curso Introdutório para a função de Agente Comunitário de Saúde do quadro de pessoal da Prefeitura de Corumbá. O Curso Introdutório visa desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático necessário ao futuro desempenho das atribuições da função de Agente Comunitário de Saúde.

Skip to content