Agregando palestras, oficinas e exposições, FLIPAN é aberta em Corumbá

Foi aberta na noite dessa terça-feira, 28, a II Feira Literária do Pantanal (FLIPAN), o maior evento literário da região. Realizado na unidade do SESC Corumbá, o evento traz uma programação construída agregando palestras, oficinas, exposições, mostras de filmes infantis e contação de histórias.

 

Representando o prefeito Paulo Duarte na abertura, a vice-prefeita e diretora presidente da Fundação do Meio Ambiente, Márcia Rolon, falou da importância da Feira Literária para Corumbá. “Este evento é uma luta nossa desde o primeiro ano. É um plano de Governo, com o objetivo de descentralizar a cultura”, comentou Márcia, aproveitando para destacar a parceria com o SESC. “Parabéns á todos da casa e ao Marcos Perez, que é o palestrante de hoje, vencedor de grandes prêmios, como o “Prêmio Sesc de Literatura”, finalizou.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Tadeu Vieira, destacou o privilégio de participar do evento. “Esta feira é uma grande oportunidade para todos os nossos alunos de Corumbá. Estou feliz em poder participar e viver a oportunidade que não tive na minha época de estudante”, disse.

 

O presidente da Fundação de Cultura, Joilson Cruz, em seu discurso, leu trechos do romance de Cecília Meireles “Palavras Aéreas”, destacando o poder das palavras. “A FLIPAN vem cumprir o seu papel, com diferentes temáticas buscando democratizar o acesso dos cidadãos a diferentes atividades, principalmente ligadas ao livro, à leitura e à literatura”, comentou.

 

A abertura contou com as presenças ainda da diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, além de outras autoridades.

 

FLIPAN

 

Após a abertura aconteceu um Café Literário especial com o autor Marcos Peres, vencedor do Sesc Literatura de 2013, na categoria romance, com o livro “O Evangelho segundo Hitler”, que mescla ficção com personagens reais e fatos históricos, numa trama ousada e nada comum envolvendo o ditador Adolf Hitler e o homônimo de um dos escritores argentinos mais influentes do século XX, Jorge Luís Borges, numa seita conspiratória, durante o apogeu da Segunda Guerra Mundial.

 

Nascido na cidade de Maringá, interior do Paraná, Peres é formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá.  Quanto à paixão pela literatura, relata ter começado desde cedo. Durante a II FLIP, Marcos fará o lançamento de seu novo livro” Que fim levou Juliana Klein?”.

 

A II Flipan (Feira Literária do Pantanal segue até o dia 31 deste mês, próximo sábado, com programação para toda família. O maior evento literário da região é promovido conjuntamente pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através de sua Fundação de Cultura, e pelo SESC Corumbá com a parceria do Campus do Pantanal, unidade da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em Corumbá.

Skip to content