Alunos da Isabel Correa representam Corumbá em feira nacional de ciências

A cidade de Corumbá será representada por dois alunos da Escola Municipal Isabel Correa na XXI edição da Ciência Jovem, evento nacional que acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Classic Hall, em Olinda/Pernambuco. Helbert Luiz Melgar e Camila Araújo Cavalcanti ganharam a oportunidade de representar a cidade após participação na Feira de Ciências do Pantanal (FECIPAN) organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, no ano de 2014.

 

O evento é uma realização do Espaço Ciência, uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. Os dois alunos e a professora responsável pelo projeto, viajam no dia 28, próxima quarta-feira, para a cidade de Olinda. O Programa Ciência Jovem disponibilizará as passagens aéreas dos estudantes, o Supermercado Quadri custeará a alimentação dos estudantes e a Prefeitura custeou as passagens terrestres, camisetas e banners.

 

Na manhã desta sexta-feira, 23, o prefeito Paulo Duarte visitou a instituição e conferiu de perto o projeto Biomonitoramento desenvolvido pelos alunos. Com o tema “Utilizando o Lúdico para Ensinar o Processo de Biomonitoramento”, o objetivo do trabalho é desenvolver atividades lúdicas com o tema “Bioindicadores de Qualidade de Água” com o intuito de sensibilizar e motivar crianças e jovens, levando à criação de um vínculo de responsabilidade perante as questões ambientais da sociedade atual.

 

“As atividades foram desenvolvidas no ano passado, entre os meses de março e dezembro, com os alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental II”, explica a professora responsável pelo trabalho, Dáleth Fernanda. “Nós iniciamos essa construção a partir de jogos tradicionais, cada um deles implicando em diferentes maneiras de atingir o conceito de bioindicadores, casadas com as diferentes possibilidades do pensamento infantil”, continuou.

 

Alcançando o primeiro lugar na feira, o trabalho foi destaque na categoria Multidisciplinar. “Eles vão confeccionar alguns jogos de fácil aprendizagem, bem didático para as crianças aprenderem qual a importância dos bioindicadores e a importância da preservação, da conservação”, destaca, lembrando que “o trabalho é uma oportunidade da criança entender qual a importância da preservação e conhecer o bioma pantanal”, pontuou.

 

Durante a apresentação do projeto, o prefeito Paulo Duarte falou aos alunos. “É um orgulho estarmos aqui e saber que vocês vão representar a escola pública de Corumbá no Pernambuco. Isso prova que as nossas escolas têm capacidade, talentos e professores aguerridos”, enfatizou Duarte, aproveitando para lembrar que no próximo mês, novembro, a escola Municipal Isabel Correa será climatizada. “Nós vamos vencer essa crise com trabalho, dedicação e vamos levar o nome de Corumbá para Pernambuco”, finalizou.

 

Presente também ao evento, a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, parabenizou alunos e professores pelo projeto. “Nós somos capazes, temos qualidade em nossos ensinos e trabalhamos com metas”, disse a responsável pela pasta. “Vocês estão de parabéns. E o prefeito está aqui para assegurar uma educação de qualidade para vocês” pontuou.

Skip to content