Prefeitura inicia campanha contra raiva e meta é vacinar 26 mil animais

A Prefeitura de Corumbá iniciou na manhã desta terça-feira, 13, a campanha de vacinação contra a raiva animal. Os trabalhos estão sendo executados pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde do Município, com apoio de militares do Exército e da Marinha do Brasil.

 

A campanha começou pelo Bairro Cristo Redentor, na região dos conjuntos Cravo Vermelho I, II e III. As doses da vacina antirrábica estão sendo aplicadas de casa em casa, em virtude da circulação do vírus da raiva ser forte na cidade. Como se sabe, Corumbá vive um surto da doença e, nestes casos, o Ministério da Saúde orienta realizar campanhas de vacinação de casa em casa.

 

“Estamos começando pelo Cristo Redentor e vamos atingir todos os bairros de Corumbá”, explicou a chefe do CCZ, médica veterinária Walkíria Arruda. A região escolhida, conforme ela, se deve ao caso positivo de raiva humana que levou o paciente a óbito. Ele não procurou atendimento médico na época em que foi atacado pelo animal, o que ocorreu somente quando a doença já havia avançado.

 

Vinte equipes estão atuando na campanha e, no Cravo, os trabalhos estão sendo concluídos esta tarde. Até quinta-feira, 15, os agentes e endemias e os militares já terão percorrido boa parte do Cristo e a previsão é que já estejam próximo do Conjunto Vitória Régia. Tanto é que o ponto de apoio do grupo será na extensão da Escola Fernando de Barros, localizada na Rua Cáceres com a Minas Gerais.

 

A meta durante a campanha é vacinar mais de 26 mil animais, entre cães e gatos, a exemplo do que ocorreu este ano, quando foi desencadeada uma imunização devido ao surto de raiva animal na cidade. Walkíria Arruda informa que a imunização é direcionada a toda população canina e felina da cidade, independente se o animal já recebeu a dose na campanha anterior.

Skip to content