“Corumbá Mais Bela e Saudável” começa conscientização e coleta no Guató

A Prefeitura, em parceria com a Marinha do Brasil, começaram nesta segunda-feira, 23 de novembro, mais uma ação do “Corumbá Mais Bela e Saudável” na parte alta da cidade. O primeiro bairro a ser contemplado devido ao alto índice do LirAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) foi o Guató. A ação começou com um trabalho de educação ambiental, alertando os moradores sobre os riscos que a larva e o mosquito podem causar.

 

“As pessoas precisam entender o quanto esse mosquito é perigoso, porque agora além da dengue ele também transmite Chikungunya e o Zika vírus, doenças que podem até matar. Por isso precisamos que os moradores prestem atenção no seu imóvel e verifiquem se não há nenhuma água empossada e retirem tudo aquilo que possam empossar água e aquele lixo que não é recolhido pelo caminhão de coleta normal”, explicou Márcia Rolon, vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente.

 

Antônio Eloizio Menezes, morador do bairro há 10 anos, ficou muito feliz e surpreso com o trabalho realizado no local e lembrou da importância que cada um tem na luta contra o mosquito e que todos devem fazer a sua parte. “Moro aqui há 10 anos e nunca vi nada parecido sendo realizado aqui pelo bairro. Está de parabéns essa ação realizada pela Prefeitura e a Marinha em recolher os entulhos que temos em casa, mas agora não adianta nada se a população não ajudar e se conscientizar e fazer a sua parte”.

Militares do 6º Distrito Naval participam da ação (Foto: Clóvis Neto)

Já o senhor Devanir Quirina, produtor rural da região, espera que com essa ação diminua o alto índice do mosquito da dengue na região. “Essa ação está de parabéns. E parece que meu irmão adivinhou que vocês viriam, porque nós limpamos o terreno ontem. Agora de tarde só vou tirar a grama e os galhos aqui pra fora, para que vocês possam recolher. Estou fazendo a minha parte e mantendo a minha casa limpa, para que assim consigamos combater esse mosquito”.

 

O trabalho de conscientização é realizado durante o período da manhã, quando os agentes educadores estarão visitando as casas e conversando com os moradores. À tarde serão feitas as coletas de galhos e entulhos pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e do 6º Distrito Naval.

 

Ainda segundo Márcia, esse trabalho será realizado por quatro meses, que é o período de maior chuva e maior risco para epidemias, primeiramente nos 10 bairros que apresentaram índices mais elevados. São eles: Guatós, Aeroporto, Popular Nova, Nova Corumbá, Jardim dos Estados, Popular Velha, Cristo, Guarani, Industrial, Previsul e Nossa Senhora de Fátima.

 

 O programa Corumbá Mais Bela e Saudável é composto por um comitê que une a Fundação de Meio Ambiente (Educação Ambiental e Fiscalização), a Secretaria de Saúde (Vigilância Epidemiológica) e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Postura).

Skip to content