Aluna da Reme ganha medalha de bronze em Olimpíada de Matemática

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá se destacaram na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015) que foi concluída no mês de novembro quando anunciou os primeiros colocados em todo o país. A aluna Patrícia da Silva Bandeira, 14 anos, da escola municipal Clio Proença recebeu medalha de bronze na competição nacional no nível 2, onde disputaram as provas matemáticas alunos das oitavas nonas séries do Ensino Fundamental.

 

Filha do casal de guardas municipais, José Márcio Bandeira e Jonilza Pereira da Silva, a garota está partindo para cursar o Ensino Médio no próximo ano e afirmou que a disciplina de matemática, temida por muitos, é sua preferida e por isso já havia participado de outras edições da competição.

 

A jovem estudante veio num crescente dentro da Olimpíada de Matemática ao longo dos últimos anos: em 2013, recebeu menção honrosa; em 2014, foi selecionada para um programa de Iniciação Científica; e agora, chegou à terceira colocação.

 

Além de Patrícia, outros cinco alunos da Reme conseguiram se destacar com menção honrosa: no nível 1 (6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental), Carlos Vinícius Braga dos Santos, da escola Eutrópia Gomes Pedroso e extensões; Ana Luiza Bortolanza Vieira, escola Cyríaco Félix de Toledo; e Bárbara Aparecida Camargo Martins, escola CAIC Pe. Ernesto Sassida; no nível 2 (8ª e 9ª séries), Julia Leal Bassan, escola Barão do Rio Branco.

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015)  foi uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A edição 2015 bateu recorde de escolas e municípios inscritos, com 47.582 escolas de 5.538 cidades, o que corresponde a 99.48% dos municípios do país. O número de estudantes chegou a 17.970.745. 

 

As provas da primeira fase foram aplicadas no dia 2 de junho e a segunda fase, que reúne os estudantes com melhor pontuação na primeira, foi no dia 12 de setembro. Quase 900 mil alunos participaram dessa etapa, que teve seis questões discursivas nas quais é necessário expressar os cálculos e o raciocínio desenvolvido.

 

Segundo o Impa, 48.784 estudantes foram premiados: 500 receberam a medalha de ouro, 1.500 ficaram com a medalha de prata, 4.501 vão levar a medalha de bronze, e 42.283 estão na lista de menções honrosas do evento. Em Mato Grosso do Sul, 71 alunos conseguiram medalha de bronze; 23, de prata; e. 8, de ouro, além das 565 menções honrosas.

 

Os medalhistas ainda serão contemplados com um convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em 2016.

Skip to content