Mesmo com efetivo reduzido, PM amplia cobertura policial de final de ano

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, declarou seu profundo respeito pelo trabalho realizado pelos policiais militares no município de Corumbá durante a apresentação do efetivo do 6º Batalhão de Polícia Militar que, nesta época do ano, intensifica ações na área comercial da cidade onde se concentra grande fluxo de pessoas.

 

“Sei do trabalho que os senhores e as senhoras fazem mesmo sem condições satisfatórias e por isso tenho profundo respeito por vocês. Antes de parceiro, sou um admirador do trabalho que vocês desempenham e, muitas vezes, não são reconhecidos por isso, ainda mais são criticados”, disse o chefe do Executivo que ainda avaliou como interesses divergentes podem atrapalhar o bom desempenho da segurança pública numa localidade.

 

“A gente percebe que cidades com número de habitantes menor que o nosso, tem um efetivo melhor. Infelizmente ainda a questão de efetivo no Estado, regula-se por questões políticas quando deveria ser por questões técnicas”, disse Duarte ao lembrar que se soma a necessidade de um efetivo maior o fato de Corumbá ser uma cidade de fronteira.

 

O prefeito garantiu que, na próxima semana, irá ter uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja com quem, novamente, reforçará a necessidade de reforço no efetivo da PM no município. Ele também citou o trabalho integrado com a Guarda Municipal.

 

Pode ter certeza que os senhores têm a parceria da Prefeitura para ajudar que a PM tenha condições melhores de trabalho. Terão uma parceira muito maior da Guarda Municipal que, em nenhum momento irá interferir nas atribuições dos senhores”, garantiu o chefe do Executivo.

 

Descentralização

 

Apesar de não possuir as condições ideais para a região, o tenente-coronel Velasques, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar em Corumbá, afirmou que a ação de final de ano irá se expandir para acompanhar o movimento que o comércio local vem mostrando.

 

“Há necessidade de descentralizar o policiamento específico de final de ano. Com esse movimento em outros pontos também cresceu a insegurança, mas mesmo com o efetivo reduzido, conseguimos manter um nível aceitável do índice de criminalidade. É uma luta que vamos ter que encarar daqui pra frente”, disse o comandante sobre a busca de novos homens para o Batalhão.

 

Ele apontou que, este ano, devido às conjunturas econômicas, muitos bolivianos têm procurado o comércio corumbaense para realizar compras, inchando o fluxo de pessoas que precisam da segurança trazida pela presença da Polícia Militar.

 

De acordo com o comandante Velasques, o quadrilátero que receberá o reforço dos policiais militares no final de ano compreende as ruas Antônio Maria, 7 de Setembro, Delamare e Dom Aquino. Além disso, serão instalados dois pontos-bases, sendo um na esquina das ruas Delamare com Frei Mariano e outro na esquina das ruas 13 de Junho com Frei Mariano.

Skip to content