Toma posse o Comitê de Prevenção a Mortalidade Materna, Infantil e Fetal

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de janeiro, o Comitê Municipal de Prevenção a Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Corumbá. O ato aconteceu no Auditório da Prefeitura, com a presença da secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi, e da infectologista Márcia del Fabro, que orientou os agentes sobre os procedimentos e técnicas necessárias para o trabalho.

 

“Todo óbito deve ser investigado e as possíveis causas corrigidas para que isso não se repita. É essa a função principal do Comitê”, detalhou Márcia. O grupo foi criado pelo decreto 1.573, assinado pelo prefeito Paulo Duarte, e também será responsável por organizar um sistema de investigação epidemiológica dos óbitos infantis a nível municipal.

 

Incentivar o aperfeiçoamento do conhecimento sobre as causas de mortalidade infantil e os fatores de risco associados, determinando inclusive a relação entre as condições de vida e o risco de mortalidade infantil e materna; e garantir a comparabilidade de estatísticas de mortalidade infantil com os níveis nacional, regional e local, fortalecendo e adequando os sistemas estatísticos disponíveis com a finalidade de examinar as tenências da mortalidade e identificar os subgrupos de população de maior risco são outras propostas do Comitê.

 

Os profissionais ainda trabalharão para sensibilizar os formuladores de políticas, os responsáveis pela sua execução, profissionais de saúde e comunidade sobre a situação da mortalidade infantil e materna, bem como devem recomendar ações de intervenção para melhoria da qualidade da assistência a saúde materno-infantil e outras ações de prevenção estimulando parcerias entre diversas instituições e estabelecer critérios para avaliação do impacto das intervenções sobre a morbidade e mortalidade infantil e a qualidade da atenção a saúde.

 

Foram empossados Mariana Santiago Guerra e Carlos Eduardo Conti (área técnica de saúde da mulher), Nidis Marcon e Renata Fernandes Nogueira (área técnica da saúde da criança), Mariângela Silva e Geovania Costa (coordenação de vigilância epidemiológica), Patrícia Oliveira e Alessandra Feliciano (coordenação de atenção básica), Emerson Moreira e Juciane Silva (coordenadora de atenção especializada).

 

Rosemarie da Silva e Silvia Vieira (coordenação de política de humanização), Reinara de Carvalho e Sylvia Santos (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), Josinely Barros e Miriam Bastos (Secretaria Municipal de Educação), Joilse Duarte e Valdicéia Lontra (Conselho Municipal de Saúde), Elisangela Santana e Cristiane Camargo (Conselho Tutelar), Eduardo Lasmar (Conselho Regional de Medicina), Gislaine Gonçalves e Ingrith Rodrigues (Maternidade), e Larissa Duarte e Maria Ribeiro (APAE). 

Skip to content