Expedição Fartura Gastronômica chega a Corumbá nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, chega a Corumbá a Expedição Fartura Gastronomia. Idealizada por Rodrigo Ferraz, a expedição já percorreu 21 estados brasileiros – mais o DF – passando por mais de 60 mil km e passou por 145 cidades entrevistando 400 personagens da gastronomia brasileira.

 

Em Corumbá, com o apoio da Prefeitura, através da Fundação de Turismo do Pantanal, o grupo formado por Rusty Marcellini, Adriane Bienvenuto e Leandro Miranda, conhecerão os produtos e produtores de alimentos artesanais, tais quais:  o queijo nicola, o bolo de arroz, a paçoca de carne seca, o pranchão soleado, a carne de jacaré, saltenha, sopa paraguaia, torresmo e ceviche de piranha, e a ventrecha de pacú. Esses sabores da mesa corumbaense serão apresentados à Expedição pelos produtores e cozinheiros locais em suas próprias cozinhas no período de 23 a 25 de fevereiro de 2016.

 

“Temos trabalhado fortemente a valorização da gastronomia regional como fator diferencial de competitividade do destino turístico Corumbá nos últimos três anos. Depois de ganharmos as páginas do caderno Paladar do Jornal Estadão em setembro de 2015, será um privilegio receber a Expedição que fortalecerá ainda mais a divulgação e promoção da gastronomia e do destino Corumbá, que através dos nossos produtos e produtores de alimentos artesanais locais, virará livro, filmes e estará representada em festivais mundialmente conhecidos e prestigiados por todo o Brasil”, relatou a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Fernandes.

 

Assim como nas edições anteriores, a conclusão do trajeto da 5ª Expedição Fartura Gastronomia dará origem a um livro e vídeos com relatos de todos os cozinheiros visitados, que serão apresentados ao público em eventos gastronômicos por quatro cidades: Belo Horizonte, Tiradentes, Porto Alegre e Fortaleza. Além disso, esse material será distribuído em canais de comunicação como livros, filmes, programas de rádio e redes sociais. Dessa forma, o projeto procura valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos.

 

Fartura Gastronômica

 

O FARTURA é um projeto de promoção e desenvolvimento da gastronomia nacional, com o objetivo de reunir e integrar produtos, produtores, chefs, indústria, mercados e apreciadores da boa cozinha. O Brasil é mais que um país, é um continente de gastronomia. Temos uma fartura e riqueza de produtos e produtores, restaurantes e chefs de norte a sul do país. Neste cenário, nasceu há 4 anos a Expedição Fartura Gastronomia, que já viajou 22 estados, percorreu quase 60 mil km e 145 cidades, entrevistando cerca de 400 personagens da culinária brasileira.

 

O projeto, que inclui os Festivais Fartura BH, Fartura Fortaleza, Fartura Porto Alegre e o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. 

Skip to content