PMOB incluiu população no planejamento e ordenamento de Corumbá

A primeira oficina participativa do Plano de Mobilidade Urbana de Corumbá (PMOB) foi realizada na noite dessa quarta-feira, 17 de fevereiro, no CEU Helô Urt, e contou com a participação de moradores dos bairros próprio Jardim dos Estados, Aeroporto, Popular Nova e Nossa Senhora de Fátima.

 

Durante o evento, consultores especializados na temática e técnicos da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá (Fuphan) apresentaram os principais dados coletados em toda a cidade, como as vias com maior tráfego de veículos, ciclistas e pedestres, quantidade de acidentes entre outros.

 

“Esse é um trabalho que começou em agosto de 2015, com a audiência pública. Desde então foi feito um diagnóstico da mobilidade urbana da cidade, inclusive da zona rural. Agora estamos na fase de discutir, junto com a comunidade, as soluções para os problemas encontrados”, explicou o consultor Ramiro Levy.

 

Além de buscar soluções a curto e médio prazo, o trabalho também foca o desenvolvimento urbano futuro de toda região. “Com apoio da comunidade, estamos prevendo cenários, consultando soluções e discutindo prioridades sobre esse tema”, completou o especialista.

 

“Durante essas reuniões ainda apresentamos os resultados desse diagnóstico e discutimos o prognóstico (problema e solução) relacionados a mobilidade urbana, com por exemplo a acessibilidade”, reforçou o consultor André Castro, que também está envolvido na ação, coordenada pela Fuphan.

 

Nesta quinta-feira, 18, a Oficina Participativa será na Escola Clio Proença (área sul) e voltada para as comunidades dos bairros da Nova Corumbá (incluindo Kadwéus e Guanã), Guarani, Guatós e Loteamento Pantanal. Os trabalhos serão abertos às 19 horas.

 

Amanhã será direcionada às comunidades da região leste, Centro América, Cristo Redentor, Industrial, Maria Leite, Padre Ernesto Sassida, Previsul e Popular Velha. Os trabalhos serão abertos às 19 horas na Escola Municipal José de Souza Damy.

 

Já no dia 20, concluindo esta etapa, a Oficina Participativa do PMOB acontece na região central. Será no Sindicato Rural e é direcionado aos moradores do centro da cidade, Arthur Marinho, Beira Rio, Borrowiski, Cervejaria, Generoso, Dom Bosco e Universitário. Os trabalhos serão abertos às 10 horas.

 

Zona Rural

 

Na Zona Rural, a Oficina Participativa do Prognóstico do PMOB será aberta no dia 18, na região do Taquaral, atendendo as comunidades deste assentamento, do Paiolzinho, Tamarineiro I e Tamarineiro II. O encontro será na Escola Monte Azul, a partir das 13 horas.

 

No dia 19 será a vez da comunidade do Distrito de Albuquerque e dos assentamentos São Gabriel, Mato Grande e Urucum participar da oficina que acontece na Associação de Moradores de Albuquerque, a partir das 15 horas.

Skip to content