Prefeitura prepara receptivo de turistas na fronteira do Brasil com a Bolívia

A Prefeitura, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR/Pantanal) inovará no receptivo e contagem de turistas durante o Carnaval Cultural de Corumbá 2016. Com a expectativa de crescimento do fluxo de visitantes, o órgão está ampliando o receptivo de turistas que vai ser implantado também na fronteira do Brasil com a Bolívia. O trabalho terá apoio de estagiários da Faculdade Salesiana de Santa Teresa e da Guarda Municipal.

 

As ações de bem receber o turista no Carnaval Cultural realizadas na gestão do prefeito Paulo Duarte, tem o objetivo de acolher e fornecer informações pertinentes ao período e exaltar os pontos turísticos da cidade, além da aplicação da contagem do fluxo rodoviário turístico, método que mensura o número de visitantes em Corumbá durante o carnaval.

 

“Nestes três últimos anos aplicamos esse método que nos dá o suporte para projetar inclusive o impacto da movimentação econômica da festa na economia local. Temos registrado um significativo aumento no número de estrangeiros que vieram a lazer para o Pantanal de Corumbá em 2015. Esperamos que esse número se estenda nesse período”, disse diretora-presidente da Fundação, Hélènemarie Dias Fernandes. “Com esta expectativa, além da recepção tradicional no Posto Lampião Aceso iniciada em 2013, a Fundação montará um novo receptivo na Fronteira Brasil/Bolívia”, completou.

 

Os receptivos com a contagem começarão na manhã desta quinta-feira, 04, e vão até o sábado de carnaval, 06. Já nos dias 07, 08 e 09, terão continuidade as pesquisas de campo que acontecem nos hotéis, restaurantes, bares e similares, voltadas para se conhecer o perfil, o volume de gastos e o grau de satisfação do turista com a cidade e com o evento (carnaval).

 

A diretora explica que o corumbaense também tem sido pesquisado nos últimos anos durante a folia do carnaval, já que é um apaixonado e grande consumidor da sua própria festa.

 

A Secretaria de Indústria e Comércio também participa do trabalho e será responsável pelo levantamento dos impactos econômicos gerados no comércio formal e informal (barraqueiros e ambulantes). Já a Fundação de Cultura levantara os números relativos à cadeia produtiva do carnaval.

 

Ronan Xavier Machado, coordenador da ação da FUNDTUR-Pantanal, lembra que “no domingo de carnaval já teremos os indicadores iniciais do fluxo turístico no município e em 10 dias, a compilação geral de todos os dados levantados em campo”.

 

Informações turísticas na palma da mão: Além dos receptivos, o folião tem informações digitais sobre a cidade e o carnaval, adaptadas inclusive para serem acessadas em smartphones e tablets, em www.corumba.travel.

 

Já os horários de atendimentos dos Centros de Informações Turísticas são os seguintes: CAT – Porto Geral / Fundação de Turismo, quarta, quinta e sexta-feira, das 07h30 às 18 horas, de sábado a terça-feira, das 13h30 às 18 horas.

 

CAT – Rodoviária: quarta, quinta, sexta-feira e segunda, das 07h30 às 18 horas, e sábado, domingo e terça-feira, das 12 às 18 horas.

 

CAT – Fronteira: quarta, quinta, segunda e terça-feira, das 7h30 às 13h30, e na sexta-feira e sábado, das 13 às 18 horas.

 

CAT – Mirante do Cristo: de quarta a terça-feira, das 13h30 às 18h30. 

Skip to content