Secretário nacional se encontra com pequenos produtores rurais de Corumbá

Aproveitando a vista a Corumbá, devido ao Dia Nacional de Mobilização para Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, ocorrido em todo o país no último sábado, 13 de fevereiro, o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, deslocou até a região rural do município pantaneiro onde conversou com produtores locais.

 

Oliveira atendeu a um pedido da Prefeitura Municipal de Corumbá e, após dar início e acompanhar parte da ação de saúde na cidade, foi até a sede provisória da APRAC (Associação de Produtores Rurais dos Assentamentos de Corumbá), localizada no assentamento Taquaral.

 

Adão Fernandes Santana, presidente da APRAC, mostrou ao secretário o maquinário, composto de 3 tratores, que está somando mais de 10 anos de uso e que atualmente atende a 600 famílias. Para as manutenções que são constantes, o produtor mostrou a pequena borracharia improvisada no próprio lote.

 

Adão explicou que os produtos, além de abastecer a cidade, atende ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e reconheceu as melhorias que o assentamento recebeu nos últimos anos com a gestão do prefeito Paulo Duarte, porém solicitou ao secretário nacional um olhar diferenciado para a região.

 

Humberto Oliveira ouviu o relato do cenário das áreas rurais de Corumbá e também concordou com os produtores sobre o avanço e explicou que nacionalmente o Governo está adequando programas já existentes para ampliar o atendimento a mais produtores da agricultura familiar em todo país. Oliveira se declarou satisfeito com a postura da Prefeitura Municipal com relação ao campo.

 

“Cada território é uma realidade diferente, mas todos requerem investimentos do Governo Federal, porém não se pode muito se não houver a parceria do Governo do Estado, sem parceria com o Governo Municipal. Ficamos muito felizes quando encontramos um Governo Municipal como esse aqui em Corumbá, que tem compromisso demonstrado nas pessoas do prefeito e do secretário de Produção Rural. A maioria dos nossos municípios é agrícola, mas os prefeitos não gostam muito de apoiar a Agricultura. Aqui, vemos uma realidade diferente”, avaliou.

 

Pedro Lacerda, secretário municipal de Produção Rural, destacou que a atenção dedicada à população rural esteve presente desde o início da gestão do prefeito Paulo Duarte. “Quando o prefeito tomou posse, criou a Secretaria de Produção Rural porque há muitos anos vínhamos sem nada, não havia um reparo na estrada, a falta de água, entre outros problemas”, lembrou.

 

Acompanhado do delegado federal do MDA no Estado de Mato Grosso do Sul, Gerson Faccina; do secretário municipal de Governo, Márcio Cavasana; e da secretária interina de Saúde, Desiane Silva, a visita também serviu para conscientizar as lideranças sobre o combate ao Aedes Aegypti.

Skip to content