Corumbá comemora Dia Nacional do Turismo com avanços no setor

No Dia Nacional do Turismo, insituído neste 02 de março, Corumbá tem muito a comemorar com as conquistas para o setor ao longo dos últimos anos, em especial em 2015, quando a cidade recebeu mais de 218 mil visitantes, um crescimento de 6,63% em relação ao ano de 2013, no início da administração do prefeito Paulo Duarte. O turismo da não capital mais competitiva do Brasil, segundo o Ministério do Turismo, movimentou durante todo o ano passado, um total de R$ 318 milhões na economia local, o que representa mais de 11% na participação do PIB corumbaense.

 

Por esses números, que demonstram avanços expressivos, e demais ações focadas na melhoria do ambiente de negócios, na promoção dos ajustes favoráveis ao desenvolvimento do setor e no fortalecimento do turismo na agenda econômica do governo, além da retomada de investimentos em promoção turística do destino Corumbá, é que o maior município pantaneiro comprova que é o lugar ideal para o turismo.

 

Elencamos aqui 10 razões pelas quais Corumbá é incrível para a prática do Turismo:

 

1) Corumbá é a não capital mais competitiva do país


Segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, estudo realizado pelo Ministério do Turismo juntamente com o SEBRAE e divulgado em dezembro, Corumbá é a não capital mais competitiva do país e obteve a pontuação mais alta (83,2) entre as 65 cidades participantes em 13 indicadores de desempenho da atividade turística brasileira. A pontuação da Capital do Pantanal é superior às médias alcançadas pelo Brasil e também pelo conjunto das não capitais. Também foi a primeira se consideradas as categorias: acesso, capacidade empresarial e promoção e marketing.

 

2) Ganhou o reconhecimento nacional em duas “boas práticas que inspiram o turismo”


A premiação do MTur também ressaltou duas iniciativas reconhecidas como “boas práticas que inspiram o turismo brasileiro”: a parceria estabelecida pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Turismo do Pantanal, do Centro de Convenções junto à FECOMÉRCIO MS/SESC, que o transformou num centro multiuso com sala de cinema e artes, e a implantação do Observatório do Turismo do Pantanal, núcleo que monitora a atividade turística no município, pioneiro no estado do Mato Grosso do Sul.

 

3) Ganhou o prêmio internacional ART&TUR – Festival Internacional de Filmes de Turismo


Em outubro de 2015, a cidade ganhou o prêmio internacional em Porto, Portugal, com o vídeo promocional do turismo de Corumbá intitulado “Corumbá Incrível”. O filme criado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Turismo do Pantanal, apresenta as atrações turísticas do destino Corumbá, localizado no Pantanal do Mato Grosso do Sul e revela as experiências turísticas de um viajante na Capital do Pantanal. É uma história contada pelas imagens, um retrato do que fazer, da sua gente e do seu patrimônio natural e cultural, material e imaterial, numa terra que possibilita viver emoções incríveis, rica em saberes e sabores. Entre 54 países e 256 filmes em competição, o projeto “Corumbá Incrível” foi vencedor da categoria melhor filme em Língua Portuguesa.

 

4) Recebeu a nova Rota aérea ligando Corumbá (MS) a Campinas (SP)


Com a nova rota aérea implantada em agosto de 2015, ligando Corumbá (MS) a Campinas (SP), um grande hub distribuidor e emissor de turistas observou-se uma ocupação acima de 70% e uma demanda crescente de estrangeiros de 48% no primeiro trimestre de operação (agosto a novembro de 2015). Somente nos primeiros 15 dias de janeiro de 2016, o aumento na ocupação aérea já é de 32% a mais que em 2015 no mesmo período, visto que agora, o Pantanal de Corumbá está ligado São Paulo.

 

5) Foi eleita como uma das cidades sede da primeira Adventure Week Brazil


A semana do evento internacional de negócios e promoção (2 a 11 de abril) reunirá 30 operadores de viagens, que conhecerão os destinos turísticos a serem trabalhados nos países emissores, Pantanal capitaneado por Corumbá e Bonito. Mais de 15 operadoras norte-americanas e europeias participarão de workshops para preparar os operadores a vender os dois destinos. O evento é uma realização da ATTA (Adventure Travel Trade Association), em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e prefeituras de Corumbá e Bonito. A ATTA é uma organização global dedicada a unificar, promover e estabelecer um crescimento responsável no mercado do turismo de aventura.

 

6) É um dos dez destinos brasileiros escolhidos pelo Ministério do Turismo para divulgar a gastronomia brasileira nas Olimpíadas e Paraolimpíadas


Com o apoio financeiro do Ministério do Turismo, a cidade de Corumbá foi uma das dez propostas aprovadas, de 111 participantes de todos os estados e municípios brasileiros, para trabalhar a valorização da gastronomia regional como fator diferencial de competitividade do destino turístico, cujos projetos terão ações executadas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

 

7)  É um dos destinos mais visitados do Mato Grosso do Sul


Em 2015, a cidade de Corumbá recebeu 218.000 mil turistas, um crescimento de 6,63% em relação ao ano de 2013. O turismo movimentou em 2015 o total de R$ 318 milhões na economia local, o que representa mais de 11% na participação do PIB corumbaense. Tem potencial para ser o principal destino do Mato Grosso do Sul e um dos principais brasileiros.

 

8) Lançou produto turístico inédito no segmento aventura e ecoturismo


Depois de mais de 30 anos de atividade voltada somente para a pesca esportiva, empresários do setor de barcos-hotéis diversificaram a oferta do produto turístico em Corumbá, com o suporte técnico da Prefeitura Municipal. Já está na prateleira do mercado turístico nacional e internacional os Cruzeiros de Expedições no Pantanal de Corumbá, voltados para as atividades de ecoturismo e aventura, que inicialmente trabalham em escala de temporada anual (novembro a fevereiro).

 

9) Ganhou as mídias nacionais com a atividade turística


O setor constitui-se num segmento capaz de gerar notícias positivas para o município em mais de uma dezena de matérias no site oficial do Ministério do Turismo e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). No quesito divulgação do destino turístico Corumbá, a cidade ganhou em 2015 ampla divulgação em revistas como a Qual Viagem e Melhor Viagem. Também nos blogs especializados em viagens com grande credibilidade e influenciador na tomada de decisão do viajante como o Esse Mundo é Nosso, Viagem na Viagem, Sunday Cooks e Viagem e Gastronomia. Com a sua gastronomia ilustrou a capa do Caderno Paladar do Jornal Estadão e obteve pauta positiva frequente nas mídias impressas, virtuais e televisivas do Estado do Mato Grosso do Sul.

 

10) Tem um dos maiores Carnavais de rua do centro-oeste brasileiro


Além de ter um Carnaval consolidado na Avenida General Rondon, com os espetáculos das Escolas de Samba trazendo sempre muita beleza e cultura, o Carnaval de Rua de Corumbá vem crescendo e arrasta milhares de foliões em uma festa animada e democrática nas ruas da cidade. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo da FUNDTUR Pantanal, o evento recebeu mais de 24.000 turistas nos últimos três anos e recebeu aprovação de mais de 80% das pessoas no requisito organização.

Skip to content