Corumbá conclui mais um curso pelo Pronatec, na modalidade Mulheres Mil

Corumbá está encerrando nesta quinta-feira, 31 de março, o Curso de Agente Cultural ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Mulheres Mil. A qualificação faz parte de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

 

O curso está sendo ministrado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e acontece na Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo. As aulas foram iniciadas no dia 16 de dezembro de 2015.

 

O Pronatec, na modalidade Mulheres Mil, tem como objetivo principal promover a formação educacional e cidadã, para mulheres em situação de vulnerabilidade e beneficiárias de Programas de Transferência de Renda, cujo pilar se constitui em criar pontes necessárias para lapidar seu potencial produtivo na perspectiva de melhorar as condições de suas vidas, explorar os múltiplos saberes, suas histórias, seu aprendizado e sua vivência, além de potencializar essa bagagem e transformá-la em qualificação profissional.

 

Quinze cursistas estão sendo qualificadas. São mulheres atendidas pelos serviços sócioassistenciais dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), acompanhadas pelo CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), e beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda do Município.

 

A proposta do Curso de Agente Cultural é fomentar o resgate de conhecimentos e saberes culturais locais, criando espaços para divulgação e valorização da comunidade, como forma de reafirmação da cultura local, valorização do saberes e contribuição com a preservação do patrimônio local.

 

Profissionalmente, as mulheres após conclusão do curso, irão estimular e compartilhar vivências com a comunidade produtora de cultura, além de promover procedimentos e projetos de indicativa cultural.

Skip to content