Desde o início desta semana, Corumbá está contando com dois novos equipamentos que reforçam o sistema de saúde no município. Um aparelho de tomografia e outro de raio-x digital, ambos cedidos pelo Governo do Estado a pedido do prefeito Paulo Duarte, estão possibilitando um diagnóstico mais preciso e célere.
O tomógrafo foi instalado em uma das salas do Hospital de Corumbá que foi toda reformada e climatizada para atender as necessidades do aparelho que fornece imagens das estruturas internas sem a necessidade de abrir o paciente.
Antes, as pessoas que precisavam desse tipo de exame tinham que arcar com a realização em clínica particular ou então viajarem até a capital, Campo Grande, para terem o diagnóstico. De acordo com a secretária de Saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi, a estimativa é realizar cerca de 50 tomografias por mês.
Já no Pronto-Socorro Municipal, o raio-x digital otimizou o trabalho das equipes que atendem pacientes em estado de emergência. Antes, a realização do raio-x exigia dos profissionais esforço e, até digamos, criatividade, para atender um paciente imobilizado. Hoje, o aparelho instalado na emergência se desloca em vários ângulos permitindo o exame de diversas partes do corpo mesmo que a pessoa esteja sem poder se mover.
Além disso, o exame fica disponibilizado em um monitor onde o médico pode avaliar de forma precisa a imagem, sem a necessidade de revelação da chapa de raio-x.
“O Estado atendeu o pedido do Município devido às necessidades dessa nossa macro região, que é a de qualificar o diagnóstico. Essa parceria com o Estado vai além porque ele também vai fornecer para nós os laudos desses exames”, comentou Ranzi que lembrou ainda.
“O Estado foi parceiro atendendo o nosso pedido e renovou todo o equipamento da nossa UTI que já está em uso desde o ano passado, como monitores, respiradores, bomba de infusão”, disse.
Nesta quinta-feira, 09 de março, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, foi conhecer a operação dos novos aparelhos em visita ao Hospital de Corumbá e Pronto –Socorro. Ainda no Hospital, o chefe do Executivo aproveitou para falar com os pacientes da hemodiálise. O local está passando por uma reforma de ampliação para oferecer maior conforto aos 87 pacientes que utilizam o serviço numa média de 3 vezes por semana. Atualmente, Corumbá tem 23 máquinas que substituem a função renal através da passagem de sangue por um filtro (dialisador capilar).