Prefeitura celebra a mulher em encontro com catadoras de recicláveis

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente, realizou na tarde de quarta-feira, 09 de março, no CRAS II, um café da tarde em homenagem à mulher pelo seu Da Internacional ocorrido em 08 de março. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social do Guató (CAS II) e reunião mulheres que trabalham na limpeza da cidade, catadoras de matérias recicláveis e servidoras da Fundação.

 

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Márcia Rolon, a ideia foi comemorar a data reunindo todas as mulheres que participam desse trabalho que contribui para a limpeza da cidade.

 

“Nós consideramos essas mulheres que trabalham para uma empresa terceirizada e as catadoras de materiais recicláveis, como parte da Fundação de Meio Ambiente. Elas são responsáveis por serviços essenciais. São elas que cuidam da nossa cidade, deixam tudo limpo e, muitas vezes, não são notadas pela população ou até mesmo são maltratadas. Elas devem ter o nosso respeito, por isso o nosso carinho e dedicação a elas”, explicou.

 

Hoje a cidade possui duas associações de materiais recicláveis com 30 mulheres trabalhando, tirando o sustento da sua família. Já a Unipav é responsável por outras 20 mulheres que atuam na parte da limpeza.

 

Dona Sônia é catadora de material reciclável. Ela reconhece que é preciso reconhecimento do trabalho que fazem. Disse já ter passado e visto muita coisa. “As pessoas não veem nosso trabalho com bons olhos, mas aos poucos, graças ao trabalho que a Fundação vem realizando com a gente, temos conseguido melhorar isso”, cita, destacando também o aprendizado “com os cursos que nos são oferecidos”.  

Skip to content