Nas últimas três décadas, Corumbá se consolidou como um dos principais destinos do Brasil para o turismo de pesca. A beleza da região pantaneira, a variedade na espécie de peixes e os grandes investimentos privados realizados por alguns corajosos empresários fortaleceram e profissionalizam o setor ao longo dos anos.
“A pesca é realmente muito importante, mas precisamos diversificar o turismo com a utilização responsável e consciente dos nossos recursos naturais e históricos, fortalecendo um setor que tem capacidade e potencial para ser um dos esteios da nossa economia”, defende o prefeito Paulo Duarte.
Nos últimos três anos, diversas ações foram realizadas nesse sentido. Tanto que um estudo realizado pelo Ministério do Turismo juntamente com o SEBRAE, elegeu Corumbá como a não capital mais competitiva do País entre as 65 cidades indutoras regionais do turismo. O acesso, a capacidade empresarial e a promoção e marketing foram os itens mais bem avaliados.
“Todo esse trabalho está proporcionando um dos principais momentos para o turismo da região, que é o Adventure Week. O evento internacional começa hoje e conta com a presença de empresários e jornalistas dos Estados Unidos, da América Central e Europa. Além de conhecerem o potencial do Pantanal, eles vão participar de uma rodada de negócios com operadores locais”, detalhou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes.
Essa é a primeira vez que o Brasil recebe o Adventure Week. O grupo é composto por 25 pessoas e desembarcou nesta quarta-feira, 6 de abril, no Aeroporto Internacional de Corumbá. Para muitos integrantes da comitiva, essa é a primeira vez no Brasil. “Mais uma vez, essa conexão aérea direta entre nossa cidade e o estado de São Paulo mostra-se muito eficiente para o turismo da região”, avaliou Hélènemarie.
Estão na cidade o presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA), organizadora do evento em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado, Shannon Jay Stowell; a diretora da entidade, Gabriella Zampoli de Assis; além de Marcelo Hassen Salum Sicsik e Mark Andrew Crawford. Da França, vieram Aurélie Boisaubert, Bruno Grenouiller e Frantz Bernard. Irene Edwards atua na Costa Rica e Gideon Brett Nurick na África do Sul.
Do Canadá vieram Suzanne Elizabeth Morphet e Mark Edward Harris; da Holanda, Klaas Zwartjes; do México, Allen Michel Cortés García. Os Estados Unidos estão representados por Gretchen Anne Traut, Masovaida Salemo Morgan, Lynda Diane Gregory, Layna Marie George, Mark Edward Harris, Luis Antonio Vargas, John Baston, Andrew Gilchris, Jay Dean Paschall, Elisabeth Avery Stonich e Eric David Bartanen.
Também integram a comitiva o analista da Embratur, Diego Arelano, o diretor da empresa Compass Brazil, Mikael Castro, e Karla Cavalcanti, representando a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. O grupo fica em Corumbá até o próximo domingo, dia 10, e depois segue para a cidade de Bonito.