18ª Brigada de Infantaria de Fronteira tem novo comandante em Corumbá

O general de brigada João Denison Maia Correia é o novo comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira “Ricardo Franco”, em substituição ao também general de brigada Jorge Cardoso Martins. A troca de comando aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 06 de maio, durante cerimônia no quartel do 17º Batalhão de Fronteira, com a presença do prefeito Paulo Duarte.

 

A solenidade foi iniciada com honras militares às autoridades presentes. Na sequência, houve a evocação ao Soldado Guerreiro do Pantanal, acompanhada pela tropa formada por militares da 18ª Brigada, do 17º Batalhão de Fronteira, do Grupamento de Bandeiras Históricas e da Guarda Histórica de Forte Coimbra.

 

Em suas palavras de despedida, o general de brigada, Jorge Cardoso Martins, disse ter sido um privilégio comandar a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, que lhe proporcionou uma grande realização profissional e a mais preciosa tarefa destinadas a um oficial do Exército.

 

“Aqui tive que inúmeros desafios e dificuldades, mas ficaram hoje como recompensas incomensuráveis, talvez a mais sublime delas. E de forma humilde afirmo, com a certeza, de que cumpri a minha missão”, revelou. “Aqui também tive a oportunidade de comandar uma grande unidade responsável pela vigilância de uma parcela da nossa fronteira oeste, do nosso incomparável Pantanal”., completou.

 

Após a transmissão de cargo, o novo comandante, general de brigada, João Denison Maia Correia, assistiu ao desfile da tropa, e falou sobre as suas expectativas à frente ao comando à instituição militar.

 

“É um motivo de muito orgulho estar assumindo o comando de uma Brigada de Fronteira que começou sua história em 1946, e eu sei que a história dessa região, tanto de Corumbá como de Ladário, são antigas na história da nação brasileira”, comentou, se comprometendo estudar toda essa história, bem como “respeitar os valores tradicionais desse ambiente que eu vou comandar, e assim fazer com que a minha tropa interprete esses valores”, continuou.

 

Disse também que irá dar prosseguimento à missão “que o meu comandante que estou substituindo, fez tão bem. Pretendo manter a ligação com a comunidade civil e com o poder público, e conduzir a missão do Exército na fronteira da melhor maneira possível”, concluiu.

 

Presente à cerimônia, o prefeito Paulo Duarte destacou a importância do Exército, não somente na defesa, mas em ações que atendem à população local. “O Exército é um parceiro, e o general Cardoso, que hoje nos deixa, executou um excelente trabalho em diversas ações que a Prefeitura realizou. E graças a esse papel institucional, conseguimos fortalecer cada vez mais as políticas públicas que atendem nossa comunidade”, avaliou o prefeito.

 

O ato foi prestigiado por inúmeras autoridades civis, militares e religiosas, entre as quais o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; o presidente do Poder Legislativo de Corumbá, vereador Tadeu Vieira, entre outros.

 

O general Jorge Cardoso Martins foi nomeado para chefiar a representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, situada em Washington-EUA, e o general Denison vem do Estado-Maior do Exército, em Brasilía.

Skip to content