Reformada, escola garante total estrutura para alunos de Porto Esperança

Reinaugurada na semana passada, a Escola Municipal Polo Porto Esperança, localizada a aproximadamente 70 quilômetros da área urbana de Corumbá, agora oferece total estrutura para os estudantes da região. A Prefeitura investiu quase R$ 128 mil em recursos próprios na unidade de ensino, onde atualmente estão matriculados 25 crianças e jovens.

 

“Importante agradecermos ao prefeito Paulo Duarte porque Porto Esperança, quando começamos essa gestão, era um local completamente desajustado, não tinha sede própria, não tinha escola apropriada para que as crianças pudessem estudar e precisava muito de um olhar diferenciado”, afirmou a secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro, durante a solenidade de entrega, realizada na última sexta-feira, 13 de maio.

 

O primeiro passo, explicou a secretária, foi regularizar a cedência definitiva do prédio, que pertencia ao Exército. “Conseguimos regularizar essa situação e hoje ele pertence à Prefeitura Municipal de Corumbá. Após isso, o prefeito determinou uma reforma total no local. Agora estamos aqui, com muita alegria, entregando esse lindo prédio para a comunidade”, continuou Roseane, destacando também a atuação dos integrantes do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

 

“Quero agradecer também ao secretário Gerson (Costa Melo), que foi uma pessoa fundamental nesse trabalho e quis muito que Porto Esperança tivesse um local digno, onde professoras e os alunos pudessem vir aqui e ter ensino de qualidade. Quero também dizer para senhores, pais, que isso é inclusão, tratar os alunos de forma igualitária”, finalizou Roseane.

 

“Este momento é muito importante para a educação rural, pois a gestão municipal, mesmo em tempos difíceis, é comprometida com a qualidade de ensino em toda Corumbá”, comentou Rosemari dos Santos, coordenadora pedagógica da Escola das Águas, formada por cinco escolas polo e outras cinco extensões.

 

“Temos hoje como agregar valor a aprendizagem em um ambiente agradável aos alunos. Que todas as forças divinas hoje se encontrem nesse lugar, sorrindo com imensa felicidade para realização dos nossos sonhos. Por essa vitória e outras incontáveis que estão por vir, que Deus abençoe a nossa jornada e permaneça sempre conosco, completou Rosemari.

 

História

 

A Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança iniciou suas atividades em 1958. Na época funcionava em um prédio da SSCH na região e chamava-se Escola Barão do Rio Branco. Em 1960 passou a Escola Rural Mista de Porto Esperança. Vinte e seis anos depois, a unidade passou a ser uma extensão da Escola Municipal de Primeiro Grau São Domingos – Distrito de Albuquerque, com salas de 1ª a 5ª séries.

 

Em 1998 passou a extensão da Escola Municipal Rural Polo Nathércia Pompeo dos Santos e em 2015 em unidade polo com 11 extensões na chamada região das águas. Só agora, em 2016, a unidade recebeu a primeira e única grande reforma. A Prefeitura, com recursos do Fundo Municipal de Investimento Social, recuperou o telhado, as instalações sanitárias e elétricas, forros e revestimentos, esquadrias e vidros, recuperação do piso e a pintura geral.

Skip to content