Parceria da Marinha fortalece atendimento às famílias ribeirinhas do Pantanal

Inédita no Brasil, a parceria entre a Marinha, por meio do 6º Distrito Naval, e a Prefeitura de Corumbá fortaleceu ainda mais o atendimento oferecido aos ribeirinhos do Pantanal. Nessa segunda-feira, 27 de junho, o contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar e o prefeito Paulo Duarte fizeram um balanço das três primeiras ações realizadas neste ano de forma conjunta.

 

“Como o prefeito Paulo bem falou e eu reforço, esse projeto que estamos desenvolvendo juntos, Marinha e Prefeitura, é inédito no País. Um projeto onde visualizamos que iria dar certo, com está. Porque até o ano passado, o navio hospital da Marinha muitas vezes ia em localidades onde o Povo das Águas também ia. Muitas das vezes, chegávamos lá e a equipe da Prefeitura tinha acabado de sair, ou ao contrário”, afirmou o comandante do 6º Distrito Naval.

 

“Estávamos dividindo esforços”, destacou o contra-almirante, apresentando alguns números que mostram a ampliação dos serviços. “Em termos de localidade, aumentamos pouco. No primeiro semestre do ano passado fomos a 37 localidades, e esse ano, no mesmo período, fomos a 40. Quando a gente começa a falar em procedimentos médicos, nós tivemos 100% de aumento, o dobro”, destacou.

 

Os procedimentos odontológicos passaram de 600 para 800. “Medicamentos distribuídos aumentou 360%. É mais que o triplo. Saímos de 44 mil para 160 mil medicamentos distribuídos só no primeiro semestre. Vacinas aplicamos sozinhos no ano passado 60 e esse ano chegamos ao número de 584, isso dá um aumento de 960%. Esses números falam sozinhos. Esse projeto é magnífico e esse resultado final é o que o qualquer Poder Público quer, que é o atendimento melhor à população ribeirinha do município de Corumbá”, prosseguiu o contra-almirante Siqueira.

 

“A Marinha fica muito satisfeita quando vemos um resultado desse. É pra isso que a gente trabalha, para melhorar. Agora vamos iniciar a quarta viagem no próximo dia primeiro. Vamos ao local de acesso mais difícil, que é o Taquari, e por ser de mais difícil acesso, passa a ser o mais importante pra gente”, concluiu o comandante da Marinha.

 

Na avaliação do prefeito Paulo Duarte, a parceria com o 6º Distrito Naval foi benéfica para todos os agentes, principalmente para às famílias ribeirinhas. Nesses últimos 3 anos, o Povo das Águas aprimorou não só na quantidade de serviços oferecidos, como no tratamento odontológico. Levamos tratamento que nunca se viu no meio do Pantanal, como a acupuntura. Esse crescimento foi devido à essa parceria da Marinha”, pontuou.

 

A ação conjunta também viabilizou uma economia de 50% dos recursos públicos aplicados no programa. E isso sem afetar em nada a qualidade dos atendimentos, pelo contrário. “O que estamos fazendo aqui hoje, estamos fazendo em outras áreas também, buscando otimizar o recurso público, utilizar aquilo que é necessário e economizar onde é possível”, destacou Duarte.

 

“E economizar não é deixar de fazer e isso é a prova maior. Estamos economizando e fazendo mais. É isso que precisamos, buscando onde há ainda situações como essa para fazermos parcerias. A grande saída para superarmos esse momento é a criatividade, o trabalho e principalmente a parceria. O sucesso desse programa se deve ao trabalho iniciado pela Prefeitura e fortalecido com a presença da Marinha”, concluiu o prefeito de Corumbá.

 

O secretário municipal de Governo, Marcio Cavasana, coordenador geral do Programa Povo das Águas, e a responsável pela equipe técnica, Elisama Cabalhero, também participaram da entrevista coletiva. A ação social reúne servidores das secretarias municipais de Educação, Saúde, Defesa Civil, Produção Rural e Assistência Social e Cidadania. 

Skip to content