Profissionais do SAMU recebem atualização sobre atendimento de urgência

Profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Corumbá passaram por uma capacitação com ações práticas em serviços de urgência e emergência na Unidade Básica de Saúde Padre Ernesto Sassida, no Bairro Dom Bosco.

 

Cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de viaturas, receberam informações atualizadas durante dois dias. Os instrutores do NEPU/MS (Núcleo de Educação Permanente em Urgência) repassaram as técnicas mais recentes de retirada de vítimas de veículos acidentados, socorro às pessoas com parada cardiorrespiratória, engasgamentos e demais situações de risco.

 

De acordo com o coordenador municipal do SAMU, médico Riad Ali Hamie, as capacitações, que envolvem atualização de procedimentos, ocorrem anualmente e são importantes porque, mundialmente, as técnicas são aprimoradas de forma a garantir socorro mais eficaz e célere às vítimas.

 

Em Corumbá, as equipes do SAMU estão qualificadas para realizar, inclusive, atendimentos pré-hospitalares em casos de maior gravidade, conforme afirmou o doutor Riad ao lembrar que a cidade conta com dois tipos diferentes de viaturas: a básica e a avançada.

 

Atualmente, o SAMU, em Corumbá, conta com 52 profissionais, incluindo médicos a condutores de viaturas, sendo todos capacitados para os diversos tipos de atendimentos, dois quais os mais frequentes na região são: vítimas de acidente de transito e de parada cardiovascular, entre outros.

 

No ano passado, 2015, o SAMU atendeu um total de 4.066 ocorrências em Corumbá, e regiões vizinhas. Durante os cinco anos de atuação, o serviço já registrou mais 11 mil ocorrências atendidas nas mesmas localidades.

 

A sede do SAMU está localizada na avenida Nossa Senhora da Candelária, em uma área localizada junto ao Corpo de Bombeiros. O telefone de emergência, cuja ligação é gratuita, é o 192.

Skip to content