Forças de Segurança farão trabalho integrado e reforçado durante Carnaval

Promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, reunião realizada na noite dessa quarta-feira, 18 de janeiro, definiu as principais ações de segurança durante o período de Carnaval.

 

Para garantir que a festa ocorra sem incidentes graves, as Forças de Segurança da região atuarão de forma integrada e reforçada. O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio, Luiz Mário do Nascimento Cambará, ressaltou a preocupação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com o tema.

 

Cambará apresentou a pré-programação do Carnaval de Corumbá, destacando cada dia da folia e as necessidades com relação à segurança. O comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Eduardo Steica da Costa, confirmou a participação da corporação e elencou itens necessários para a liberação de todos os espaços destinados à folia de momo.

 

A estrutura deverá estar montada com alguns dias de antecedência para a vistoria e liberação do Corpo de Bombeiros. Já o Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel César Freitas Duarte, destacou a importante parceria da PM com a Guarda Municipal e a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT).

 

O comandante afirmou que já solicitou o reforço de 100 homens de Campo Grande e as participações de agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e do BOP (Batalhão de Operações Especiais). O Coronel Freitas ainda ressaltou a importância do cumprimento dos horários dos desfiles e dos shows, destacou a não ocorrência de homicídios no ano passado, afirmando que esse ano, ainda mais estruturada, a segurança será ainda melhor.

 

Por sua vez, o diretor-presidente da AGETRAT, Paulo Guilherme de Arruda, salientou que desde o início do ano vem trabalhando na elaboração do plano para interdição, sinalização e estacionamento adequados para a festa. Falou também sobre a excelente parceria com a Polícia Militar e colocou todo o seu efetivo à disposição do Carnaval.

 

Também presente na reunião, o secretário municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite, observou que este ano vai procurar um ponto de apoio, nas proximidades da avenida ou na própria General Rondon, para atendimentos de urgência e emergência. Em conjunto com a AGETRAT, estará posicionando as ambulâncias que atenderão o evento em lugares de menor fluxo de pessoas e de maior facilidade para locomoção.

 

As conselheiras tutelares Laize Araújo e Patrícia dos Santos Ferri apresentaram a necessidade da criação de mais um ambiente privado onde as crianças perdidas possam ser encaminhadas para não ficarem no mesmo recinto de menores infratores e ressaltaram a necessidade de um reforço de pessoas trabalhando à disposição do Conselho.

 

Luiz Mario Cambará assegurou que buscará reforço da Secretaria Municipal de Assistência Social, inclusive, para a presença de psicólogos do quadro de servidores da Prefeitura. Finalizando a reunião, o coordenador da Agência Municipal de Segurança Pública, Jorge José Pinto de Castro, agradeceu a parceria das Forças de Segurança e reafirmou o objetivo do prefeito Ruiter em realizar um grande Carnaval.

 

“Não bastam as grandes atrações, o folião precisa ir para a festa com a certeza que estará seguro, este é o desejo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira”. De Castro explanou sobre a grande máquina do carnaval que funciona com várias engrenagens, onde todas precisam trabalhar bem e de forma uniforme.

 

Ele assume a coordenação da segurança do Carnaval e, a partir de agora, começa a se reunir com todos os participantes para a elaboração final de um plano de ação da segurança do carnaval 2017. Representantes da Guarda Municipal e do setor de Posturas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos também participaram da reunião. 

Skip to content